INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 2 de julho de 2013

MUNDO GRANDE - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE






                            EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO POETA DE ITABIRA
Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabe nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
Por isso me grito,
Por isso frequento os jornais, me exponho
cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabe os homens.
Os homens estão cá fora,estão na rua.
A rua é enorme. Maior,muito maior do que eu
esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.

Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleos e livros,
carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é difícil sofrer tudo isso,amontoar tudo
isso
num só peito de homem..sem que ele estale.

Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros,
tão calma.Não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! Vai iluminando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos -voltarão?

Meu coração não sabe.
Estúpido,ridículo e frágil é meu coração
Só agora descubro
Como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de individuo
desaprendi a linguagem
com que os homens se comunicam.)

Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade  sou muito pobre.

Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e
convocando ao suicídio.
Meus amigos foram as ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
de que o mundo, o grande mundo está crescendo
todos os dias,
entre o fogo e o amor.
Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
-O vida futura! nós te criaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário