Vamos resgatar a faculdade de reter as idéias adquiridas anteriormente e nos ligar as novas perspectivas responsáveis pelo crescimento da nossa cidadania, respeitando os costumes tradicionais, buscando a socialização na sabedoria popular, conservando as raízes culturais dos nossos antepassados que desenvolveram a criatividade com aptidão natural por meio das manifestações folclóricas fazendo renascer desta juventude ativa a certeza de um novo amanhã.
RECORDAÇÕES DA AIUABA DA MINHA INFÂNCIA
Recordo com saudades na Rua de Baixo, hoje Rua Santo Antonio, a chuva caindo fortemente e os grotões marulhando deixando tudo esburacado.
As ruas bem pequenas em redor da Igreja, o bimbalhar sonoroso do sino, as salvas festivas da alvorada em honra da padroeira naquela data magnífica 15 DE AGOSTO que permanece no coração de todos os aiuabenses cristãos.
É válido ressaltar o açude da Bela Vista, Pedra Branca, Timbaúba, Murzela Toalha, Camarão, Riacho e Serra dos Bois, Volta, Andreza e demais arredores pitorescos que permanecem na minha memória.
As casas seculares das quais, a minha casa paterna, o comércio velho quadrado, feito de tijolos largos, local dos circos onde os artistas se apresentavam a noite a luz da lua e lampião de gás.
Quanta recordação dos contos e histórias contadas por meus pais, coisas de arrepiar...
O sol era ardente e causticante, nada melhor do que ir contemplar a barragem de pedra e cal sangrando, muitos comentários favoráveis acerca do sonho e esforço de uma grande benfeitora aiuabense Srª Joana do O. Diante daquela felicidade o banho para os que não eram bons nadadores era do outro lado do açude no local denominado”Juazeiro Caído”, foi ali que aprendi a nadar brincando de “galinha d’água.”
Nunca vi luar mais lindo do que o da minha Terra, sinto saudades de minha mãe mostrando as estrelas dizendo o nome das constelações, como: SETE ESTRELAS, CRUZEIRO DO SUL, TRÊS MARIAS etc. Depois mandava a gente ir brincar de cantigas de rodas. Que pureza!
Tempos inesquecíveis como: As farinhadas na Serra, Vaquejadas , Novenas de Maio, Festas juninas com quadrilhas e balões,Espetáculo do Judas, Romper da Aleluia e Alvíçaras na Semana Santa, Lapinha de Belém, Missa do Galo, Noite de Natal e inúmeras atividades culturais como: Bumba-meu- boi, Dramas e os desafios do Maneiro pau .
Guardo as recordações da Aiuaba Antiga e atualmente a tendência da Aiuaba Nova acompanhando o progresso, transformando a vida social e consistindo num aumento de significado e alcance da experiência humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário