INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

É FESTA CAIPIRA... VAI TÊ... LIDIA VALÉRIA PERES, CIRANDA DE POETAS

    25- É FESTA CAIPIRA... VAI TÊ... 
    Lídia Valéria Peres


     
    Meu ranchinho é bem piquititinho,
    mas vai dá pra acunchegá.
    Vai tê muita gente, cantoria, dança e viola,
    tamém muito arrastapé...
    Queru vê gente chegano, gente cantano,
    pra todu mundu si oiá.
    Meu ranchu num tem janela, cas paredi
    tudo torta, ma num é isso qui vai trapaiá.
    Tem um fugão na cuzinha, vamu fazê pipoca,
    e sempri u quentaum isquentá.
    Minha sogra vai sê uma tristura,
    puis gosta di fuxicá.
    Ela custuma rogá praga ni quem garra nu dançá.
    A genti isqueci a véia e vai pru terrero si alegrá.
    Vai tê paçoca da boa e minduim pra isquentá.
    Na fuguera, vamu assá u mio qui é pro gais num cabá.
    Dispois da cantoria, vamu dançá a quadria e vamo
    namorá, bejá, cantá... i si a sogra véia num tivé pertu,
    nóis podi até si abraçá.
    Eu tô falano tudu issu, purque si propaganda num façu,
    num vai tê arrastapé...
    Vô ficá nu meu cantinho, co meu véio, tadinho...
    tá bem acabadu, increncado...
    Tem dor nu corpu, u coitado...
    u pé tá sempri inchadu, purisso, só fica sentadu.
    Eu só façu memu propaganda purque gosto di
    festa di São Juão,
    purque si mexu u méu pé,
    u meu véio fica arrepiadu, cum ciúmi, coitado!
    Si ficá nervosu, cumeça a xingá...
    joga tudo pru chão.
    Dispois ninguém sigura i o baile podi acabá.
    Vai sê uma noiti linda, tudu mundo filiz
    si deliciano co quentaum...
    Vai sê taum baum!
    Eu gostu di romaria, di festança, di fuguera
    e até dispois, pá pagá us pecadu, fazê uma porcissão...
    São Juão fica contenti, purque sabi qui a genti gosta
    das noiti di São Juão. Taum baum!...
    Dispois qui u baile acabá, nóis ajueia nu artá,
    nóis fála cum sentimentu profundu:
    Meu Deus,nóis tem muinta fé, mais
    num dexa acabá essa aligria
    qui faiz bem pra todu mundo.
    Viva a noiti di São Juão, a fuguera,
    o arrastapé, u quentaum...
    i a nossa uniaum!
    Taum baum!
    lidia.valeria@uol.com.br
    www.saladepoetas.eti.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário