- Home
- Datas Comemorativas
- Natal
- A festa do recomeço
Histórico
A festa do recomeço
O Natal é uma data comemorada de diversas formas e por razões diferentes, conforme os povos ou religiões. O Brasil, por ser um país de tradição cristã, celebra o Natal em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. Mas o costume de se fazer uma festa nessa época do ano é de tempos ainda mais remotos.
Na Antiguidade, mesopotâmicos, persas, babilônicos, gregos e romanos, em diferentes épocas da história, realizavam festejos em homenagem a seus deuses. Geralmente o dia 25 de dezembro era o ponto central desses festivais, por ser o solstício de inverno. Ou seja, era o dia do ano em que o sol se encontrava mais fraco. A partir desse dia, haveria mais sol e seria um tempo de recomeço e de crescimento.
Por essa simbologia e pela tradição já existente entre os povos antigos, os cristãos, após a cristianização de Roma, passaram a comemorar no dia 25 de dezembro o nascimento de Jesus. Hoje sabe-se que é mais provável que ele tenha nascido próximo de abril, mas o costume continuou.
Outro dado importante do Natal é que a comemoração dos cristãos marcou o ano um da história do Ocidente, fazendo com que usemos as formas a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo) para marcar os anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário