O Nordeste é uma das cinco regiões brasileiras, conhecido por: Cenário do descobrimento do Brasil.
Quando criança na década de 50 na Escola Antiga estudando no Curso Primário assim chamado na época me encantava com a História, Pedro Álvares Cabral chegando em Porto Seguro na Baia, a extração do pau- brasil, a criação das Capitanias Hereditárias, 1º Governador Geral do Brasil, Salvador a 1ª Capital do Brasil e a contribuição da Capitania de Pernambuco na economia do país.
É a grande região do Brasil composta por 9 Estados e a Ilha de Fernando de Noronha.Naquele tempo o aluno tinha o sacratíssimo dever de aprender o nome de cada Estado com a produção agrícola e sua respectiva capital.
-Bahia- Terra do Cacau - Salvador
2-Pernambuco - Terra do Açúcar - Recife
3-Rio Grande do Norte- Terra do Sal- Natal
4-Alagoas- Terra das Areias Ricas- Maceió
5- Paraíba - Terra do Algodão - João Pessoa
6-Sergipe - Terra do Caju - Aracaju
7-Piaui- Terra das Boiadas - Teresina
8-Maranhão - Terra das Palmeiras - São Luiz
( A Ilha de Fernando de Noronha é no Pernambuco)
Eu tinha muito entusiasmo de aprender : Relevo, Hidrografia, Zonas geográficas, clima, vegetação, etinia etc, estudava com muito carinho História e Geografia nos livros: Minhas lições de: Filgueiras Sampaio
Hoje fico ligada na Educação, Cultura e Turismo, fico atraída com o cenário literário, estudando: Jorge Amado, José de Alencar, Rachel de Queiroz, Gilberto Freire, Coelho Neto e outros. Defendo a Literatura de Cordel que representa a expressão dos costumes regionais, num estilo literário conhecido mundialmente.
Me inspiro nas músicas eruditas e populares. Ex.Maestro Eliazar de Carvalho e Luiz Gonzaga - Rei do Baião.
Tenho grande respeito e simpatia pelas manifestações culturais populares e artísticas.
Admiro o Artesanato e paro para apreciar as belezas das fibras do buriti e do babaçu das palmeiras do Maranhão.
É válido destacar a arte de cozinhar, a culinária nordestina é bem preservada : como o Bolo Souza Leão no Pernambuco, ainda dos tempos imperiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário