O folclore na abordagem escolar
Diferentes formas de manifestações folclóricas.
O folclore é marcado por se tratar de um momento mágico com ricas lendas, histórias, “causos” entre outros. Comemorado a nível internacional em 22 de agosto, trata-se de uma importante data comemorativa trabalhada nas escolas.
Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos.
No ambiente escolar o folclore brasileiro apresenta inúmeros elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança.
Partindo desse pressuposto, ao trabalhar o folclore é necessário seguir certa hierarquia em relação às informações a serem passadas para os alunos. No intuito de contribuir com o professor podendo enriquecer sua didática, segue algumas orientações de como o professor pode estar trabalhando o folclore numa abordagem ampla, propiciando uma vivência rica e proveitosa para com seus alunos, em especial aqueles inseridos na educação infantil e início do Ensino Fundamental:
• Inicialmente o professor deve fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, conseqüentemente ampliando o vocabulário de seus alunos;
Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos.
No ambiente escolar o folclore brasileiro apresenta inúmeros elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança.
Partindo desse pressuposto, ao trabalhar o folclore é necessário seguir certa hierarquia em relação às informações a serem passadas para os alunos. No intuito de contribuir com o professor podendo enriquecer sua didática, segue algumas orientações de como o professor pode estar trabalhando o folclore numa abordagem ampla, propiciando uma vivência rica e proveitosa para com seus alunos, em especial aqueles inseridos na educação infantil e início do Ensino Fundamental:
• Inicialmente o professor deve fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, conseqüentemente ampliando o vocabulário de seus alunos;
• Considerando que as músicas, parlendas, jogos e brinquedos são elementos fundamentais do folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura;
• Trabalhar com jogos folclóricos favorecendo a entrada da criança na sociedade de forma lúdica, podendo ensinar modelos de comportamento, regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o amadurecimento emocional;
• Propor pesquisas sobre brincadeiras antigas, seguida da realização dessas, dispensando o uso de brinquedos de alta tecnologia e valorizando o trabalho com o corpo da criança, propiciando seu desenvolvimento;
• Trabalhar o respeito à cultura de cada aluno solicitando que a criança mencione algo que faz parte da cultura dela, entre outras;
Sugestão de atividade a ser aplicada na Educação Infantil
Tema: Folclore infantil (trabalhando com cantigas de rodas).
Material utilizado: Letras de Cantigas de roda; papel; tesoura com ponta arredondada.
Prática: Desloque a turma para um local descontraído da escola como o jardim, a quadra, o pátio ou outro de sua preferência. Peça para eles formarem uma roda e cantar as cantigas de rodas que conhecem, resgatando as músicas presentes na memória infantil.
Em seguida apresente aos alunos as cantigas de roda mais antigas (Relacionadas abaixo), dando ênfase para as que eles não conhecem.
Para finalizar, solicite a cada aluno o registro de determinada música no papel e em seguida confeccione um livreto de forma coletiva, disponibilizando o material para as demais turmas e bibliotecas da escola.
Cantigas de Roda
• Ciranda Cirandinha: Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...
• Nesta Rua: Nesta rua, nesta rua, tem um bosque...
• Fui no Tororó: Fui no Tororó beber água não achei...
• Cai Cai Balão: Cai cai balão, cai cai balão na rua do sabão...
• Boi da Cara Preta: Boi, boi, boi, boi da cara preta...
• Terezinha de Jesus: Terezinha de Jesus deu uma queda foi ao chão...
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Sugestão de atividade a ser aplicada na Educação Infantil
Tema: Folclore infantil (trabalhando com cantigas de rodas).
Material utilizado: Letras de Cantigas de roda; papel; tesoura com ponta arredondada.
Prática: Desloque a turma para um local descontraído da escola como o jardim, a quadra, o pátio ou outro de sua preferência. Peça para eles formarem uma roda e cantar as cantigas de rodas que conhecem, resgatando as músicas presentes na memória infantil.
Em seguida apresente aos alunos as cantigas de roda mais antigas (Relacionadas abaixo), dando ênfase para as que eles não conhecem.
Para finalizar, solicite a cada aluno o registro de determinada música no papel e em seguida confeccione um livreto de forma coletiva, disponibilizando o material para as demais turmas e bibliotecas da escola.
Cantigas de Roda
• Ciranda Cirandinha: Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...
• Nesta Rua: Nesta rua, nesta rua, tem um bosque...
• Fui no Tororó: Fui no Tororó beber água não achei...
• Cai Cai Balão: Cai cai balão, cai cai balão na rua do sabão...
• Boi da Cara Preta: Boi, boi, boi, boi da cara preta...
• Terezinha de Jesus: Terezinha de Jesus deu uma queda foi ao chão...
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Amigos em Foco
305,601
Fan Page
Arquivo em Foco
Educadoras em Foco
Conheça as Educadoras que escrevem para este blog.
Foco nos posts mais visitados
- Esta semana foi publicada no G1 uma reportagem dizendo que nos EUA começaram a abolir o ensino da letra cursiva. Leia na íntegra aqui . ...
- O ensino de Ciências também acontece na Educação Infantil e se dá principalmente na realização de experiências científicas de fácil manusei...
- Iniciando o Projeto "Cores no mundo" falamos sobre tudo que tem cor que as crianças conhecem e o assunto que mais chamou a atenção da turm...
Foco nos assuntos do blog
1º ano (1) 2º ano (2) 5º ano (6) A importância do Brincar (3) Adaptação escolar (6)Alfabetização (19) amor (1) Aniversário (3)Aprendizagem (2) Artes (4) Artesanato (1) Atividade Divertida (4) Atividades (8) Autismo (1) Avaliação (1)blogagem coletiva (2) borboletas (1) brincar (3)Brinquedos (1) Bullying (4) Capacitação (1) Carnaval (1)cartazez (1) Cibercultura (1) Ciências (3)Colaboradores (22) Colônia de Férias (1)Conferências e Encontros (1) Congresso (1)consumismo e sustentabilidade (5) Convite (2)Coordenação Pedagógica (1) creche (2) curiosidades(1) currículo (1) Datas comemorativas (27)Desenhos (1) Diagnóstico da escrita do aluno (5)Dicas (19) dicionário (1) dificuldade de aprendizagem (2) Dificuldades de Aprendizagem(3) Dinâmica (1) diversão (1) Divulgação (3)Educação (6) Educação de filhos (5) Educação Especial (4) Educação Infantil (29) Ensino Fundamental (10) Ensino Médio (2) Equipe (2)Escola (5) Escola e família (3) Escola pública(2) escrita (3) Estudos (3) Eventos (2) excursões escolares (1) Experiências (3) Faz de conta (2)Festa Junina (5) festas (1) filhos (2) filmes (1) Final de ano (1) formação (3) Férias (3) Grandes Pensadores (1) Habilidades (1) homenagens (1)Igualdade (2) imagem e educação (1) Inclusão Escolar (2) Indisciplina (1) Inglês (28) Interessante(1) Internet (1) Jogos e brincadeiras infantis (9)lanche saudável (2) Legislação (7) Leitura(27) letramento (2) Libras (1) Literatura (1)Literatura Infantil (2) Livros (4) Lousa digital (3)Ludopedagogia (1) Língua Portuguesa (1) Matemática(3) Meio Ambiente (6) memórias (1) Mensagem aos pais (2) Mensagem especial (2) Mensagem para reflexão (6) Merenda Escolar (2)Musicalização infantil (1) método natural (1) música(2) Natal (2) natureza (3) Oficinas (1) opinião (1)organizando a sala de aula (3) Papel do professor (10) pedagogia Social (2) pesquisa(5) Planejamento (6) Poesia (9) Professor(22) Profº Genis (18) Projeto (23) Projeto Trânsito (2) Projetos (10) Prática pedagógica (1)Psicomotricidade Infantil (1) Racismo (1) REA (1) Recado(1) Reciclar (5) Reflexão (54) Relato de experiências (3) reprovação escolar (1) Reunião de Pais (8) Rio+20 (2) Saúde (1) saúde e trabalho(1) Sentimentos de professora (1) Sorteio (3) Sucata(2) Sugestão de Atividade (17) sugestões para estimular a leitura (6) Sustentabilidade (1)Série Grandes Pensadores (6) TDHA (3)Tecnologia (11) Top (1) TOP BLOG 2011 (4)violência (2) Você em Foco (1) Volta às aulas (5)vídeos (1) Ziraldo (1) água (1)
Considerações
Caso queira copiar as sugestões aqui postadas, fique à vontade, mas não se esqueça de mencionar de onde copiou.
Parte das imagens aqui colocadas foi pesquisada no “Google Imagens ” e não tem intenção de violar os direitos autorais.
Parte das imagens aqui colocadas foi pesquisada no “Google Imagens ” e não tem intenção de violar os direitos autorais.
Receba nossos e-mails
Blogs em Foco
- Carbono 14 - História, Física e Química juntas - Como é criado o carbono 14 O método de datação conhecido como radiocarbono ou carbono 14 foi desenvolvido na década de 1940. Ele forneceu aos historiadores ...
- Dia da Infância -Hoje, dia 24 de Agosto, é o dia da infância. A data foi instituída pela UNICEF e é bem diferente do tradicional e popular Dia das Crianças, pois o objeti...
- METODOLOGIA DE ARTIGO CIENTÍFICO -Aprenda a fazer um artigo científico. Para a elaboração do artigo científico, é necessário seguir orientações conforme adaptação das Normas da Associação B...
- Porque não vejo novelas. - Não há nada mais odioso do que algo terminar de maneira diferente daquela que se espera. Sempre que se lê um livro, se assiste a um filme, um seriado ou a ...
- Diferenciar, individualizar e personalizar o ensino - Muito se tem falado que os alunos aprendem de formas diferentes. Que o modelo formatado para educação de massa está em xeque. Que os currículos precisa...
Gracita
Abçs