"E serão aquelas pedras pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes: srão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome para as doze tribos" - Êxodo 28.21.
Cada um dos patriarcas tinha o seu nome gravado á maneira de selos sobre uma pedra preciosa e na ordem do seu nascimento e cada uma delas indicava uma qualidade de caráter que bem simbolizava verdades espirituais para os crentes e para a igreja.
A ordem das pedras com o respectivo nome e significado era o seguinte;
1-SÁRDIO OU RUBI - Trazia o nome de Rubem. era vermelha e simbolizava o fato de que sem derramamento de sangue e sem aceitação da mensagem não podia haver remissão de pecados. Isto é postulado fundamental da Bíblia.
2-TOPÁZIO- Pedra amarela que trazia o nome de Simeão e nos ensina que as revelações de Deus são eternas na sua duração e divinas na sua essência
3-CARBÚNCULO- OU MAIS PROPRIAMENTE ESMERALDA, com o nome de Levi, indicando que o domínio do Senhor é para todo o sempre e é a fonte de bênçãos presentes e eternas.
4-ESMERALDA - mais propriamente Granada, pois a palavra era usada para várias pedras vermelhas brilhantes. Trazia gravado o nome de Judá e significava que só nós podemos aproximar de Deus e adorá-lo pela eficácia do sangue remidor.
5-SAFIRA- Pedra clara fiscante e muit bela. Trazia o nome de Dam e simbolizava o trono do juízo que não tem nada que empane o seu brilho. Fala do governo de Deus que é claro e perfeitamente compreendido pelo cristão.
6-DIAMANTE-Não era o diamante de nossos dias, pois o diamante era desconhecido dos judeus naquela época e eles não tinham meios de gravar qualquer coisa em pedra tão dura. Sua tradução mas provável é Alabrasto. Trazia o nome Naphtali. Sua extraordinária e rara lapidação tornava-o mais atraente. Um simbolo do servo de Deus que possue dons especiais e os aplica no reino e seus interesses.
7-JACINTO- ou provavelmente OPALA,Tendo gravado o nome de Gad. O companheirismo envolve tão belos atributos atitudes que as cores luminosas da OPALA bem o representam.
8-ÁGATA - Bela nas suas estrias brancas, vermelhas e verdes. Trazia o nome de AZER e simbolizava o amor fraternal que é branco pelo seu caráter, verde porque é eterno e vermelho porque é fiel até em face da morte.
9-AMETISTA- Esta bela pedra azul trazia o nome deIssacar e significava que em cada sociedade é necessário que haja verdadeira felicidade e devotamento fiel.Os amigos e companheiros precisam conhecer o significado destes dois nobres vocábulos: devotamento e fidelidade.
10- BERILO- Trazia o nome de Zebulon. Eraa pedra mais dura que os antigos conheciam e deque se utilizavam para instrumentos de corte. Dizia simbolicamente que a camaradagem verdadeira é sólida e não desaponta ninguém.
11-ÔNIX - ou seja a pedra cornelina belamente rajada de preto e branco e de castanho e branco e trazia o nome de José porque a liderança é variada em seu caráter e diversas em suas expressões. José é precioso padrão de liderança. Sua hstória, seus feitos e sua vida o atestam á sociedade.
12-JASPE- Trazia o nome de Benjamim - Ben Yamim ou seja filho dos dias e significava que somos eternamente herdeiros de Deus e iremos provar, em perfeita bem-aventurança, as b~ençãos dessa eliz relação com ele.
Pedras do peitoral do Juízo, colocadas sobre o coração de Arão simbolizando o amor, cuidado e intercessão e tipificando os cristãos que são hoje objeto do amor do cuidado e da intercessão de Jesus, o mediador divino, que nesta frase simples, nesta afirmativa sublime, definiu a sua gloriosa posição medianeira antítopo que é a de Aarão:
"Eu sou o caminho; a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim".
BIBLIOGRAFIA: A BÍBLIA (AMPLIADO DO LIVRO: TIPOLOGIA E SIMBOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO) REVISTA VIDA CRISTÃ - 1990
Fiquei surpreso e curioso em ver o artigo de meu saudoso avô, Rev. Souza Filho, publicado em seu blog. Este artigo havia sido extraviado na década de 80, pouco antes de sua morte. Por mera curiosidade : Como a Sra. obteve acesso à ele ?
ResponderExcluirgrato,
Rev. Márcio P. Millan de Souza
Fiquei surpreso e curioso em ver o artigo de meu saudoso avô, Rev. Souza Filho, publicado em seu blog. Este artigo havia sido extraviado na década de 80, pouco antes de sua morte. Por mera curiosidade : Como a Sra. obteve acesso à ele ?
ResponderExcluirgrato,
Rev. Márcio P. Millan de Souza
email: marciomillan@zipmail.com.br
Bom dia Rev. P. Millan de Souza, quanto ao artigo: Fui assinante da Revista VIDA CRISTÃ DAS UNIÕES AUXILIADORAS FEMININAS - CONGREGAGACIONAIS DO BRASIL NA DÉCADA DE 9O. Daí tenho em mãos preciosa revista: JANEIRO/ FEVEREIRO/MARÇO- 9O ( PÁGINAS 20 E 21 ) Parabéns pelo carinho que conservas ao saudoso avô, fraternalmente.
ResponderExcluir