INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A MAGIA DA POESIA - QUINTANA

A Magia da Poesia: A luta amorosa com as palavras – Quintana

Link to A Magia da Poesia

A luta amorosa com as palavras – Quintana

 
Posted: 22 Oct 2015 01:25 AM PDT
A Magia da Poesia >> Contribua via Benfeitoria >> Compre na nossa loja virtual Amo Poesia
A luta amorosa com as palavras
(texto escrito pelo poeta para a revista “Isto É” de 14/11/1984)
Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Há! Mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas… Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a eternidade.
Nasci do rigor do inverno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro – o mesmo tendo acontecido a Sir Isaac Newton! Excusez du peu.
Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que nunca acho que escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! Sou é caladão, introspectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros ?
Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante 5 anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Veríssimo – que bem sabem (ou souberam), o que é a luta amorosa com as palavras.
Mario Quintana )
mario quintana
Por Fabio Rocha, para A Magia da Poesia.

Desde 1999, trabalho neste projeto, em que são divulgados poemas de grandes poetas sem erros ou falsas autorias. Hoje temos uma média de 5 mil visitantes por dia, muitos desses sendo estudantes e professores. Se vir valor neste trabalho de recuperação do nosso patrimônio cultural e pode ajudar, faça parte de nosso time de benfeitores:

A Magia da Poesia na Benfeitoria - crowdfunding

Se apenas 10% dos 25 mil cadastrados nessa newsletter contribuir com só 1 real por mês já dá pra tirar os anúncios e janelas pop-ups do site!

Se preferir contribuir diretamente em conta bancária, com qualquer valor:

Banco do Brasil:
Agência 2784-7
C/C 7251-6
(Fabio José Alfredo Santos da Rocha)

Qualquer compra em nossa loja virtual também ajuda a financiar o projeto.

Muito obrigado!

Você também pode ajudar de várias outras formas: compartilhando este e-mail com seus amigos ou nas redes sociais, me enviando poemas de grandes poetas com referências bibliográficas (que ainda não estejam publicados). Também ajuda muito nosso posicionamento no Google (em relação a sites cheios de poemas errados) se você compartilhar esta página em suas redes sociais: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/poemas-de-grandes-poetas/

* Se recebeu este e-mail encaminhado de um amigo, cadastre seu e-mail aqui para continuar recebendo nossas atualizações diretamente na sua caixa postal.

** Se quiser se descadastrar a qualquer momento, basta clicar em "unsubscribe now", ao final de cada mensagem.

Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário