INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 1 de novembro de 2020

BUMBA - MEU - BOI

 





BUMBA - MEU BOI - DO LIVRO ABC DO FOLCLORE: FILGUEIRA SAMPAIO

 Bumba é interjeição, valendo a impressão de choque,  batida, pancada.

Bumba - meu - boi, equivale a dizer bate, empurra, chifra, meu boi.

É um dos foguedos populares de grande significação. Pertence ao ciclo  de Natal.

O boi é exibido dos meados de novembro até o Dia de  Reis, 6 de janeiro. Apresenta - se  em terreno livre,  campo aberto. A sua composição dramática é de grande simplicidade.

Os nomes e números dos personagens variam, no Brasil., de região para região.

No  Ceará, as pessoas que fazem , mesmo, papel de gente,  são chamados participantes e as que representam bichos são chamados figuras.

Participantes: papangus, doutor,  vaqueiros, capelão, careta, damas, mascarados, galantes, Juca, e Mané - Gostoso.

Figuras; burrinha, caboré, ema e jaraguá.

Ao repinicar as violas o grupo se aproxima do local e encenação.

 O  boi caminha de mansinho, entre dois vaqueiros a cantar:

Meu boi bonito

EH BUMBA (Coro)

 Vira de banda

Dá nos caretas

 Espalha essa gente


O meu boi morreu

Que será de mim

Manda buscar outro maninha

Lá no PIAUÍ

Há muitas variantes, memorizadas ou improvisadas.

O meu boi morreu

Com o mal na pá

Manda buscar outro maninha

Lá no Quixadá

O meu boi morreu 

Eu fiquei de pé

Manda buscar outro maninha

Lá no Assaré.

Vamos respeitar as tradições , mantidas pelo povo, da nossa Terra, nossa gente


.


Maria Adalzira de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário