INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

DANÇAS DRAMÁTICAS POPULARES

 








Danças populares muito usadas no Ceará.

Quadrilha -  De origem francesa

Torém - De origem indigena

Travessão-  Muito usada do sertão ao litoral

Maribondo -  Muito usada no sertão

Trancelim-   Divertimento ligado as festas  de Natal e Ano Bom Muito dançado da capital ao interior do Ceará. Chama - se também: Dança das tranças ou Pau de Fita.


                                  LETRA DA MÚSICA DO PAU DE FITA

Ah eu entrei na roda

Pra dançar  o pau de fita

A menina mais bonita

Escolhi pra ser meu par

CORO: Lá vai uma , lá vai duas, lá vai três pela terceira, lá se vai o meu amor no vapor da cachoeira.

Ah eu entrei na roda

Para ver como se dança

Eu entrei na contra dança

Eu já sei dançar

 E assim vão cantando criando verso e dançando em volta das fitas  cruzadas num poste central. É muito lindo.

Existe outras danças  muito conhecidas, como: O COCO, PENEIRA O XERÉM  etc



Feliz NATAL!

Maria Adalzira de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário