INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 12 de março de 2012

12 DE MARÇO- DIA DO BIBLIOTECÁRIO - ESTHER MARQUES MONTEIRO





                  "A LEITURA DE UM BOM LIVRO AFASTA O TÉDIO  E ESTIMULA O PENSAMENTO."
Dois  dos muitos pensamentos da autoria de MANOEL BASTOS TIGRE, Patrono dos Bibliotecários- Dcumentalistas brasileiros.
                   Batos Tigre nasceu  no dia 12 de março de 1882 e faleceu em 02 de agosto de 1957. Desde o tempo  de aluno do  Colégio Diocesano de Olinda, anexo ao Seminário, frequentado por filhos de uma elite , praticou um tipo de comunicação jornalística já portanto e firmando sua tradição humorística. E foi acrescentando outras pela vida : teatrólogo, filatelista, conferencista, escritor, publicitário. C omo publicitário colocou seu maravilhoso dominio de letras  e rimas, bem como o oportuno raciocinio, a serviço da propaganda, como se pode verificar: "SE É BAYER  É BOM" ( para a BAR, aotado internacionalmente).  IGUAL NÃO HÁ, MELHOR NÃO PODE HAVER  (para a CAFIASPIRINA). VEJA ILUSTRE PASSAGEIRO/ O BELO TIPO FACEIRO/ QUE O SENHOR TEM AO SEU LADO./ NO ENTANTO, ACREDITE, QUASE MORREU DE BRONQUITE. / SALVOU-SE O RHUM CREOSOTADO".
                    Em 1915 teve inicio  o 1º Curso  de Biblioteconomia do Brasil, na Biblioteca Naional do  Rio de Janeiro. Naele ano, Bastos Tigre estava com 33 anos de idade, casado, com 4 filhos, já colara grau  como engenheiro Civil, quando fez a opção pela carreira de Botecário. Nº 1º concurso  para bibliotecário-  documentalista que se tem noticias  no Brasil . Bastos Tigre  classificou-se em 1º lugar. Essa função, exerceu - a  durante 40 anos, por gosto e opção vocacional, para usufruir do prazer de convivio diário com os livros. Desempenhou-se  da missão bibliotecária acompanhando a grande e destacada faceta de comunicador nato por excelência, uma das qualidades , entre tantas, do bom profissional de Biblioteconomia. Documentação, informação e/ ou Informática  Documentária , em  sua  ótica moderna.
                   Eis como se justifica  a escolha  de MANOEL BASTOS TIGRE como Patrono  dos Bibliotecários  Documentalistas brasileiros.

NOTA:  A Biblioteca é o lugar  dos livros . Não é demais lembrar que o dia do livrro- 18 de abril assim o foi escolhido  porque no dia 18 de abril de 1882 nasceu JOSÉ  MONTEIRO LOBATO, conhecidíssimo escritor brasileiro.

REVISTA VIDA CRISTÃ - 1995  ANO 41- Nº 166- JAN/ FEV/  MAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário