INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 25 de março de 2012

OUTONO ESTAÇÃO DAS FRUTAS E DE UMA VIDA SAUDÁVEL- LAILA MAGESK REDAÇÃO MULTIMIDIA

Laila Magesk - Da Redação Multimídia

Com a tecnologia no campo e produtos para conservação dos alimentos, em qualquer época do ano é possível apreciar quase todos os tipos de frutas. Mas consumir as típicas de cada estação proporcionam benefícios à saúde do corpo e ao seu bolso.

Mexerica
Mexerica é fonte de vitaminas A, B e C. Foto: Gabriel Lôrdello GZ
"No período de safra, a tendência é que os preços desses alimentos diminuam. Além disso, a qualidade dos produtos melhoram, intensificando o sabor e a aparência", afirma a nutricionista Juliana Pizzol.

Leia mais notícias no Vida Saudável

Abacate, banana, caqui, goiaba e mexerica são algumas opções que chegam junto com o outono, estação que teve início no último domingo (20) e vai até o dia 21 de junho.

As delícias da estação podem ajudar bastante no funcionamento do organismo. Elas protegem contra doenças cardíacas, aceleram a atividade intestinal e auxiliam no controle do colesterol.

Segundo Juliana, o consumo de frutas deve ser variado e de três a cinco porções por dia.

Veja a lista completa das vantagens, elaborada pela nutricionista Juliana Pizzol

Abacate: rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contêm ácido fólico - auxilia na prevenção de efeitos congênitos-, e potássio, indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

Banana: repleta de potássio, é importante para a contração dos músculos. A fruta protege contra doenças cardíacas, já que mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. É rica em fibras e, por isso, benéfica para a digestão, aliviando e restaurando o intestino após a prisão de ventre ou a diarreia. Age como antiácido, sendo indicada em casos de azia e úlcera.

Caqui: é rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns cânceres entre outras doenças).

Coco: o valor nutritivo da fruta varia de acordo com seu estado de maturação (amadurecimento). De maneira geral, apresenta bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro) e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal.

Abacate
A dica da nutricionista é uma receita bem diferente com abacate.

Receita de Patê salgado de abacate

Ingredientes

- 1 abacate grande e maduro amassado com um garfo
- Suco de 1 limão grande
- 1 envelope de tempero pronto
- 2 colheres de sopa de coentro picadinho
- 2 colheres de sopa de salsinha picadinha
- 2 colheres de sopa de cebolinha picadinha
- 2 tomates sem sementes picadinho
- 1 cebola pequena picadinha
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- Pimenta vermelha picadinha a gosto
- 1 colher de chá de alho espremido e cru
-Sal a gosto

Modo de preparo


Misturar todos os ingredientes e servir com pães, torradas, biscoitos ou salgadinhos.

*Observação: cuidado com o sal da receita, pois o salgadinho é bem temperado.

Foto: SXC/AG
Goiaba: rica em vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infecções e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco; melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso; e dá maior resistência física.

Laranja: rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerosas. Contém fibras, que auxiliam na diminuição dos problemas intestinais, além de dar energia.

Limão: rico em flavonoides cítricos, como a vitamina C, tem importante função antioxidante (combate os radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce e a alguns cânceres). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Por ser antisséptico, o limão é usado para tratar infecções respiratórias. A capacidade de extrair e dissolver ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos. Estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.

Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, além de minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo. Já o ácido málico, presente na fruta, ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina que é um anti-inflamatório diminuidor dos riscos de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins.

Maracujá: fruta de alto valor nutritivo, rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Funciona como um calmante suave e suas sementes são poderosos vermífugos. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. As vitaminas do complexo B têm como função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos. Cálcio e fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, da constituição muscular e da transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o ferro contribui para a boa formação do sangue.

Melancia: contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Tem propriedades diuréticas.

Mexerica e Tangerina:
fontes de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.

Pera: rica em vitaminas A, B1, B2 e C; sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro; e niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes.

Pinha: também conhecida como fruta-do-conde, é fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.


publicidade


publicidade


Comentários





Nenhum comentário:

Postar um comentário