INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

domingo, 4 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher (Is 32.9)

Levantai-vos, "mulheres que viveis despreocupadamente, e ouvi a minha voz."

Antigamente nas indústrias as mulheres trabalhavam 17 horas diárias e os seus salários eram de 60% menos que os homens.

No dia 08 de março de 1857 na Fábrica de Tecidos Cotton, em New York 129 mulheres reivindicaram uma jornada de trabalho de 10 horas. Não foram atendidas, refugiaram-se nas dependências da fábrica, resistindo a polícia. Os patrões discordaram daquela atitude das mulhres, trancaram as portas e atearam fogo na fábrica e todas as operárias morreram queimadas.

Mais de meio Século depois, em 1910, no periodo da II Conferência Internacional da Mulher na Dinamarca esta data foi proclamada o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de New York.

Em 1917 no Brasil aconteceram vários movimentos, as mulheres lutando em busca de valorização no mercado de trabalho e na sociedade. No dia 30 de abril de 1917 foi registrada uma greve geral, uma campanha pela liberdade democrática, anistia politica, planejamento familiar e contra a violência.

Este dia foi decretado: Dia Nacional da Mulher.

O Dia 8 de março é comemorado no mundo inteiro, as entidades apresentam honras tributadas às mulheres no seu glorioso dia.

Realmente é um dia de reflexão, um dia de agradecer a Deus pelo valor que Ele nos deu. Foi Ele quem nos criou e nos capacita a desempenhar os cargos que ocupamos na sociedade em que vivemos.

É dia de dizermos como o salmista "Gandes coisas fez o Senhor

por nós, por isso estamos alegres" (Sl 126. 3).

----------------------------------------------------Texto do Livro: SOBRE NÓS, MULHERES

Autora: Maria Adalzira de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário