A aplicação dos dons artísticos no desenvolvimento das ciências se manifestam na poesia, nas brincadeiras, nas canções na arte popular, no conjunto das tradições dos antepassados e na memória social enfatizando a sua cultura.
Como resultado da união da cultura do índio, do europeu e do africano surgiu o folclore brasileiro.
O coração de um bom patriota é como um armazém, um depósito que guarda muitas coisas em relação as origens culturais resgatando o folclore de sua Terra Natal.
“Na cabeça de muitos folclore é tudo o que homem do povo faz e reproduz como tradição.Na de outros o domínio do que é folclore é tão grande como o que é cultura. Para alguns pesquisadores as duas palavras são sinônimos e podem suceder-se sem problemas em um mesmo parágrafo” (Carlos Rodrigues Brandão, O que é folclore- página 23)
Com muita sabedoria Luis da Câmara Cascudo mistura uma coisa com a outra e define folclore como “a cultura do popular tornada narrativa pela tradição.”
Lembrando algumas manifestações artísticas e tradições culturais de Aiuaba - minha Terra Natal, Aiuaba dos dias, de minha infância, quando foi inventado um Grupo folclórico que tinha como meta preservar os costumes e valorizar a cultura popular da nossa gente, despertando respeito, sentimento, amor pelas coisas naturais tecendo saberes e sabores. Fatos que ficam na memória de quem defende a cultura e o folclore através das manifestações artísticas apresentadas na dança, na música e tudo o que estiver ligado ao Centro das Artes.
A alma e o sentimento do povo já se manifestava nas simples cantigas de rodas
Ó Maria
Você gosta de mim ó Maria
Eu também de você ó Maria
Vou pedir ao seu pai, ó Maria
Para casar com você, ó Maria...
Nenhum comentário:
Postar um comentário