Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa: conhecimento popular. O Folclore é o estudo do povo que vai passando de pais para filhos, de geração , para geração.
Minha mãe era uma defensora do folclore brasileiro, foi com ela que desde criança aprendi inúmeras atividades da sabedoria popular, como: par lendas, lendas, músicas, mitos, cantigas de rodas, outras cantigas, fábulas, adivinhas, costurar, provérbios, cestaria, flores, pregões, xingamentos, gestos, crendices, contos, crenças, superstições, provérbios, simpatias, danças, tabus, pregões, dramas, medicina caseira, benzeduras, orações, romances, desafios, jogos, trovas, fazer,rendas, bordados, comidas, bebidas, histórias de mostrengos, da cuca, da mula- sem cabeça, do bicho papão, do congarion, Vicente fino, Eu caio, botija e outras engraçadas que o povo conta como a do Homem Amarelo.
O HOMEM AMARELO
Muito longe daqui numa praia bonita tinha um porto, ali morava um homem pescador que parecia ser amado por todos da comunidade, Acontece que o pescador adoeceu e ficou bem amarelo, daí todos passaram a chamá-lo de amarelo.
Certo dia um navio ancorou ali e um marinheiro viu o homem amarelo e sabendo que aquela doença tinha cura convidou o amarelo para fazer um tratamento de saúde em outro pais. O amarelo aceitou o convite na esperança de ficar bom, no entanto chorou porque ia deixar a família etc.
Foi motivado por todos e embarcou com muita fé em Deus do milagre que iria acontecer na sua vida.
Depois de alguns dias de viagem subitamente o navio tombou. Que susto!
O marinheiro bem aflito já sabia do mistério e falou: Este animal marinho é um horror! Ele provoca naufrágios porque só se contenta com carne humana. E agora? Ah, é melhor jogar este homem amarelo para ele e a gente continuar a viagem. O amarelo ficou apavorado, enquanto decidiam isto o navio tombou outra vez e um tripulante avistando a cabeça do peixe jogou uma cadeira e o animal desapareceu. Seguiram a viagem, outra vez o navio tombou, um dos passageiros sugeriu jogar um porco que ia no porão do navio, assim o animal se contentava, assim foram no porão do navio e jogaram um porco e um cacho de banana. A viagem ia muito bem, agora o navio tombou fortemente, houve muitos gritos e muita aflição, coitado do homem amarelo não teve jeito foi jogado no mar. Todos acharam que chegariam ao fim da viagem na paz. De repente, outro tombo horrível, muitos avistaram a cabeça do animal. O marinheiro pegou uma arma e atirou, acertou o tiro, o animal não veio mais perturbar.
Chegaram ao fim da jornada, ancoraram e tiveram uma grande surpresa, pois outro pescador encontrou o animal morto e quando abriu ali estava o HOMEM AMARELO SENTADO NA CADEIRA, COMENDO BANANA E JOGANDO AS CASCAS PARA O PORCO. A gente ria pra valer...kkkkkkkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário