INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 26 de novembro de 2011

O JUDAS E OS CARETAS

Quando se fala em Judas vem logo na mente o apóstolo Judas Iscariotes que traiu Jesus por 30 moedas de prata.A história diz que quando Judas viu Jesus condenado ficou co remorso por ter traído o sangue inocente e atirou as moedas para o santuário. No entanto, os sacerdotes não aceitaram  a deitá-las no cofre das ofertas porque era preço de sangue. Com as mesmas foi comprado o Campo do oleiro, para cemitério de forasteiro-  Campo de sangue.
Judas Iscariotes morreu enforcado.
         O Judas e os caretas é uma tradição cultural popular cujas raízes  são da Península  Ibérica que veio para o Brasil no período da colonização.
         Esta manifestação popular é apresentada na Semana Santa.
         Os caretas assim chamados colocam máscaras e mudam o timbre de voz para não serem identificados.
         O Judas dos caretas é um boneco feito de palhas ou pano velho. Ele é sempre colocado no tronco de uma árvore frondosa e depois é rasgado e queimado.
         Os caretas andam pelos sítios, nas roças e nas casas pedindo dinheiro, alimentos, animais e afinal tudo  o que é arrecadado é colocado em uma quinta, espécie  de propriedade rústica. Aos pés do tronco de uma árvore  o boneco está pendurado e será queimado no sábado de aleluia.
         O pessoal da comunidade que quer conseguir algo da quinta  enfrenta a raiva dos caretas .
         Em algumas regiões colocam o Judas no meio das roças. Uns dizem que é símbolo  de cultos agrários, outros que é um espantalho para espantar as aves que vêm comer os frutos da lavoura.
         Dizem que o Judas deve ser queimado na Semana Santa porque é símbolo da força do mal.
         Antes do Judas ser queimado é lido um testamento feito pelo grupo folclórico - Os Caretas. Esta parte é bem humorística. Os objetos do boneco são doados para as pessoas da comunidade. O nome do objeto deve rimar ou soar com o nome da pessoa.
Exemplo:
O chapéu - para o Manuel
O cinturão- para o João
O relógio -para o George
Os objetos arrecadados são divididos em comum para os componentes  do grupo, após o almoço no Domingo de Páscoa.
         Depois cantam, dançam e se cumprimentam com: FELIZ PÁSCOA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário