INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O PAPEL DO OUTRO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, MUNDO JOVEM

VYGOTSKY: O papel do outro na construção do conhecimento

Cordel


Vygotsky vai afirmar
Com todo discernimento
Duma forma detalhada
A formação do conhecimento
Com a sua teoria
Que vigora no momento.
Segundo a teoria
Histórico-cultural
O ser humano se torna
Mais humano e natural
Principalmente através
Da interação social.
Para o grande Vygotsky
Construir conhecimento
Implica ação partilhada
Para o desenvolvimento
As relações com os outros
Ajudam no crescimento.
No contexto escolar
Interações sociais
Entre professor e aluno
As crianças e os pais
São bastante necessárias
Para se aprender bem mais.
A heterogeneidade
De qualquer grupo humano
É fator imprescindível
Pro saber cotidiano
Valores, experiências
São passados pro hermano.
Dentro do aprendizado
Vygotsky da dimensão
E função bem importante
Ao papel da imitação
Pois ela nos oferece
Poder de reconstrução.
Poder de reconstrução
Daquilo que o indivíduo
Observa externamente
Um aprendizado assíduo
Com poder de exclusão
Do que é bom, do que é resíduo.
Afirma que a imitação
É bom para a criança
Internalizar conceitos
No saber, ter confiança
E o conhecimento externo
Ficar sempre na lembrança.
Poder de reconstrução
Daquilo que o indivíduo
Observa externamente
Um aprendizado assíduo
Com poder de exclusão
Do que é bom, do que é resíduo.
Afirma que a imitação
É bom para a criança
Internalizar conceitos
No saber, ter confiança
E o conhecimento externo
Ficar sempre na lembrança.
O professor tem que ir
Além da repetição
Ter intenção de ampliar
A troca de informação
E o repertório da criança
Expandir com emoção.
Nessa nova abordagem
O professor deixa de ser
Um agente exclusivo
De formação do saber
Pois a criança precisa
Interações, promover.
Nesse caso o professor
Promove situações
Que aguçam os alunos
A trocar informações
Que permitem o aprendizado
E suas percepções.
Para que o professor
Desempenhe sua função
Com competência e amor
Melhore a condição
Salarial, de trabalho
Escute seu coração.
SER PROFESSOR É SER PAI
UM AMIGO, UM IRMÃO
É SER MESTRE, SER PARCEIRO
SER CIÊNCIA, EDUCAÇÃO
SE VOCÊ É PROFESSOR
PARABÉNS PELA MISSÃO.
AMIGO, VOU TERMINAR
NOSSO CORDEL ARRETADO
DEIXANDO PRA QUEM GOSTOU
NOSSO MUITO OBRIGADO
À PROFESSORA ISOLDA
NOSSO ABRAÇO APERTADO!
Carlos SoaresCaruaru, PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário