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Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

DIDÁTICA MATEMÁTICA - MUNDO JOVEM- DAIRI JOSÉ ANTONIO DUARTE CORDEIROS





Didática Matemática

 

 

Cordel
O π (PI) era um cara envergonhado
E um tanto desconhecido
Mas passou a ser usado
Com valores enlouquecidos
Todo mundo o conhecia
Mesmo assim ninguém sabia
Qual valor era o mais certo
Reinventaram a Matemática
Para fazer outra temática
Ser o π (PI) seu objeto
Mas foi em sua prática
Que o π se aventurou
Mudou a Matemática
E o π então se casou
Foi morar na Rua Delta (Δ)
Teve os filhos Alfa (α) e Beta (β)
Com sua esposa Geometria
Essa que se apaixonou
Quando o π ela encontrou
No centro da Trigonometria
Sem potência se afirmava
Para não viver só de Fração
Mas ninguém se arriscava
A discutir sua solução
Seu valor não tinha uma lógica
Não era dízima periódica
Não vivia uma vida radical
Nos seus lados de Estatística
Sua pura imagem crítica
De um número irracional
E voltando à nossa estética
O objetivo é inovar
Buscam-se novas técnicas
Para a Matemática ensinar
Para que serve isso aqui?
Que exercício não repetir?
Que desafio aplicar?
Qual é o ponto de referência
O caso de congruência
Do saber reinventar?
Se a base está errada
E o ângulo não é reto
Não é culpa da Raiz Quadrada
Se o cubo não está correto
O papel do professor
É tornar-se um ator
Nesse palco de apatia
Com uma nova didática
Reinventar a Matemática
Através da tecnologia

Pede-se que se adote
Novos métodos de ensino
Mas não nos dão suporte
Para sair desse desatino
Inventaram o computador
Que não é professor
E sozinho não vai trabalhar
Para surgir novos valores
Somos nós, os professores
Que temos que nos reinventar.
É preciso que fujamos
Dessa linha de exercícios
De fazerem ser o que não somos
Sermos sempre o sacrifício
O pensamento é o predomínio
Da lógica e do raciocínio
Da hipótese e criatividade
Da didática ilegítima
Adotada eu sou a vítima
Com um prazo de validade.
Dialoguei com a memória
Sem saber o que falar
Vi a Análise Combinatória
Com a Contagem se estranhar
E expus o meu dilema
Qual seria o problema
Como iria resolver?
Porque o livro que “auxilia”
Em suas páginas não trazia
Nada novo para fazer.
E eu, pobre Professor,
Me argumentei desconsolado
Como ser inovador
Em um sistema ultrapassado?
Nem o Sistema Linear
Conseguiria se arranjar
Nessa Matriz de indecisões
Onde a Probabilidade de acertar
É a mesma de errar
Nesse mundo de indagações.
Jogar com a Matemática
Pode ser a maior saída
Mas qual seria a didática
Para competir com a vida?
Até a própria Equação
Se cansou de tanta Função
Que a Circunferência não gira mais
No Círculo dessa estética
Vejo a Esfera aritmética
Dando voltas para trás.


Dairi José Antonio Duarte Cordeiros, BA

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