É comum em todas as Regiões Brasileiras o povo desenvolver a imaginação procurando resolver os segredos da Natureza para compreender as dificuldades diante da vida conhecendo bem mais o folclore, costumes e cultura de um povo e sabendo a sua história é bem mais fácil solucionar os problemas que surgem no dia- a- dia e assim valorizar o conhecimento das gerações passasadas.
Uma lenda não é uma mentira, nem tão pouco uma verdade. É uma história fantástica com parte de frutos da imagininação transmitida pela tradição popular.
No legendário brasileiro as lendas estão divididas por Regiões, dai vemos a origem, quadro com informações complementares, variações etc.
A Matinta - Perêra
Misteriosa criatura, ora pássaro, ora gente que vive nas matas.É muito comum nos Estados da Região Norte, é bem conhecida no pais inteiro.
Romãozinho
É lenda do Centro Oeste falade um menino que era a maldade em pessoa. Era tão ruim que cometeu falso testemunho contra a própria mãe, então foi amaldiçoado...
O Papa Figo
Persongem bastante popular no Nordeste , tem uma doença , cuja cura é o fígado de crianças . . Por isso dá presente ás crianças para atrai-las.
O Negrinho do Pastoreio
Bem popular no Sul do país. É a história de um pequeno escravo que se torna um mártir.
Saci- Pererê
Negrinho de uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça, gosta de fumar cachimbo e assobiar. Sua distração é assombrar os viajantes solitários da região Sudeste.
BEM CONHECIDAS EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL
A Cobra Grande, Açaí, Boi tatá, Guaraná, Peixe- boi, Pirarucu, Vitória Régia, Cabeça de Cuia, Umbu , Cuca, Lobisomem, Negro D'agua, Onça de mão- torta, Caipora, Gralha azul, Anhangá, Vaqueiro misterioso, Bicho homem, Mãe de ouro, Pai do mato, Arranca linguas, Iara e outras....
Nenhum comentário:
Postar um comentário