INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 13 de maio de 2014

EXÍLIO (Casimiro de Abreu escreveu esses versos em Lisboa, com saudades do Brasil).)




Eu nasci além dos mares;
O meus lares,
Meus amores ficaram lá!
-Onde canta nos retiros
Seus suspiros,
Suspiros, o sabiá.

Oh! que céu, que terra aquela aquela
Rica e bela
Como o céu de claro anil
Que seiva, que luz, que galas
Não exalas,
Não exalas, meu Brasil.

Oh! que saudades tamanhas
Das montanhas
Daqueles campos natais!
Daqueles céu de safira
Que se mira,
Que se mira nos cristais.

Não amo a terra do exilio;
Sou bom filho
Quero a Pátria , o meu pais
Quero a terra das mangueiras
E as palmeiras
E as palmeiras tão gentís.

Como a ave dos palmares
Pelos ares
Fugindo ao caçador;
Eu vivo longe do ninho
Sem carinho,
Sem carinho e sem amor.

Debalde eu olho e procuro
Tudo escuro
Só vejo em roda de mim
Falta a luz do lar paterno
Doce e terno
Doce e terno para mim.

Distante do solo amado
- Desterrado-
A vida não é feliz
Nessa eterna primavera,
Quem me dera
Quem me dera o meu país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário