Folclore na Bahia
POR
ROSILDA OLIVEIRA
– 26/08/2009PUBLICADO EM: DIVERSIDADEROSILDA OLIVEIRA
A ilustração é de Franciso Soza, revela os mitos e lendas do folclore brasileiro. Curipira, Saci-Pererê, Boitatá, Caipora, Barba Ruiva, Negrinho do Pastoreio, Iara, Vitória Regia, Gralha Azul, Boi da Cara Preta, Barba Ruiva e a Mula Sem Cabeça.
Foi em 1842 que apareceu, pela primeira vez, em forma impressa, a palavra folclore. Foi William John Thoms, sob pseudônimo de Ambrose Merton quem sugeriu em artigo publicado na revista Atheneum que o termo folclore substituísse o que se chamava na Inglaterra de Antiguidade Popular ou Literatura Popular.
Desde então, a palavra folclore recebeu diferentes significados que têm sido modificados e melhorados. Alguns especialistas dizem ser a palavra
folclore, um dos termos mais utilizados no mundo. No entanto, considera-se folclore como a expressão da maneira de pensar, sentir e agir de um povo.
folclore, um dos termos mais utilizados no mundo. No entanto, considera-se folclore como a expressão da maneira de pensar, sentir e agir de um povo.
Cultura Baiana
A Bahia é, sem dúvida, um dos estados que mais valoriza as manifestações públicas do folclore. São festas religiosas ou não, procissões, jogos, danças e representações que exteriorizam as crenças e os costumes de um povo alegre e muito místico. A grande maioria dessas manifestações são religiosas ou tiveram origem em práticas de fé católica ou africana. Mas, existem também aquelas que apresentam os costumes dos escravos, a resistência contra a escravidão, a cultura indígena e muito mais.
As manifestações folclóricas funcionam como berço da arte e cultura baiana, pois permitem a criação e recriação das suas formas de representação. Em contrapartida, a cultura produzida a cada dia alimenta, enriquece e renova as antigas tradições, tornando-as cada vez mais atrativas.
Não se pode pensar somente em Salvador quando se fala em manifestações folclóricas baianas pois em todo o estado pode-se encontrar, ao longo do ano, particulares formas de manifestação da alma do povo baiano.
Se Salvador tem o Carnaval e a Festa do Bomfim, Cachoeira tem as Irmandade da Boa Morte, Santo Amaro tem o Maculelê, Armação tem a Puxada de Rede, Uauá tem o Reisado, São Félix tem o Samba-de-Roda.
Sem dúvida, a Bahia é o grande berço brasileiro da cultura popular e o seguro recanto das tradicionais manifestações folclóricas que caracterizam e contam a história deste país.
Você pode gostar também
14 Comments
- daviPublicado agosto 11, 2011 em 9:02 PMÉ muito maneiro!
- gabiPublicado agosto 15, 2011 em 8:24 PMI LOVE
YOU - crisPublicado agosto 18, 2011 em 1:51 PME Maragojipe tem uma gama cultural imensa. Inclusive foi intitulada recentemente Cidade da Cultura.
- RhanaPublicado agosto 21, 2011 em 7:39 PMmuito massa
- martaPublicado agosto 23, 2011 em 11:08 AMeu achei interesante d+ adoooooooooooooooorooo!!!!!!!!
- emilPublicado agosto 26, 2011 em 10:19 AMo folclore e legal
- ANGELICAPublicado agosto 29, 2011 em 4:38 PMNO FOLCLORE EXISTEM VÁRIAS LENDAS INTERESSANTES
- jaque*Publicado agosto 30, 2011 em 3:53 PMgostei é um bom site para valorizar o cultura da bahia
- vivian souzaPublicado setembro 3, 2011 em 2:08 PMA Bahia é linda..por isso me orgulho de ser baiana….somos um povo mtu rico
- Publicado setembro 15, 2011 em 6:29 PMSim, e estamos trabalhando para melhor atualizar e dispor de informações o nosso site! Colabore!
Muito obrigada - chrissPublicado setembro 27, 2011 em 8:32 AMlegal pra karamba!
gostei geral;) - dayyPublicado setembro 27, 2011 em 5:42 PMmuito massa adorei aprendi muito
- claiverPublicado dezembro 19, 2011 em 9:22 AMmaneiro muito legal
Deixe um Comentário
Gilberto Gil fala sobre a experiência de tocar com orquestra
Água de Meninos - A Feira do Cinema Novo
Vídeo Destaque:Caetano Veloso, Maria Gadú - O Quereres
Tags
Bahia Bando de Teatro Olodum Cabaré dos Novos cachoeira Caetano Veloso candomblé cantora baiana capoeira Carlinhos Brown Carnaval 2012 Carnaval da Bahia Centro Histórico de Salvador Cinema Comida Baiana Conexão Vivo Cortejo Afro Cultura cultura baiana Dança Dão EXPOSIÇÃO Farol do Rio Vermelho Fotografia Gilberto Gil Ilê Aiyê Juliana Ribeiro Literatura Magary Magary Lord Margareth Menezes MPB Museu de Arte Moderna da Bahia música música baiana Pelourinho recôncavo baiano Rio Vermelho salvador samba Saulo Fernandes show Teatro Teatro Castro Alves Teatro Vila Velha Turismo
Imagens
Copyright Cultura Baiana. All Rights Reserved.