INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MARANHÃO - CAPITAL DA CULTURA - POR: MARIA ADALZIRA DE OLIVEIRA

         

   O  Maranhão é um dos Estados do Nordeste  que se destaca  nas Manifestações Culturais e Artísticas de um modo geral.
               São Luiz é a capital do respectivo Estado, uma cidade histórica de arquitetura colonial. É consagrada Patrimônio Cultural  brasileiro

.
              Suas praias com areias brancas, vista panorâmica, belezas naturais, arquitetônicas, lendas e mistérios atraem os turistas do mundo inteiro.
              Muito desenvolvido em termo de folclore na mistura de raças, nos traços, práticas populares, danças, espetáculos, costumes e tradições.
           

 São Luiz é chamado de Atenas ou Jamaica brasileira. Numa alusão do Reggae . Muito lindo esta dança  e outras como: O Cacuriá e a  dança do Côco que se espalhou por todo Nordeste do Brasil. O Côco nasceu exatamente dos trabalhadores babuçuais e o Cacuirá  da mistura de Carimbó  das caixeiras na derrubada do mastro do Divino




                       A   festa junina no Maranhão é bem diferente dos outros Estados. Os meses de junho e julho são festejado com tudo o que se refere ao Bumba- Meu- Boi, acompanhado de Cucuriá e Tambor de Crioula tanto nas periferias da cidade como nos shoppings, Um compromisso Sagrado com São João, num estilo de ritual brasileiro,
                     

 Tudo com decência e ordem com muito ritmo e as cores tradicionais do Bumba - Meu - Boi do Maranhão que é conhecido em todo Brasil em outras  épocas do ano. Foi o Maranhão que levou este bailado, manifestação folclórica para o Amazonas, com raízes mescladas das três raças, uma dramatização  incrível!

Dar prazer a gente ver.
No Estado do Maranhão, já tem o boi de orquestra acompanhado com instrumento de sopro, folclore estilizado, ricas coreografias, com um sotaque bem representado, sendo apresentado nos meses de junho e julho a fogueira predomina em homenagem  ao protetor do auto que é São João.Tanto no folclore autêntico como no estilizado o Bumba - Meu - Boi é altamente respeitado  no Maranhão.




UM SÁBIO POPULAR DISSE: MARANHÃO BERÇO DO BUMBA - MEU - BOI!!!

                        Os personagens do Bumba - Meu - Boi  do Maranhão apresentam características de: Dono da fazenda: Pai Francisco;  Mãe Catirina; Indios; Miolo; Vaqueiros; Mutuca; Caboclo de fita e Caboclo de pena.
Cada um executa o seu papel artístico  no espetáculo.

AMO - Animador, comanda o grupo
PAI  FRANCISCO- Rouba e mata o boi para satisfazer o desejo de sua mulher que está grávida.
MÃE CATIRINA- Mulher de Pai Francisco, desejando comer a língua do boi.
BOI- Figura principal da apresentação. Armação de madeira,  com uma pessoa dentro da mesma, comandando os movimentos coreográficos.
VAQUEIROS OU CABOCLOS DE FITA - Procuram o boi sumido.
ÍNDIOS E CABOCLOS- Prendem Pai Francisco, Caboclo real e Caboclo de pena usam bela indumentária.

ALGUNS GRUPOS TÊEM AS FIGURAS: BURRINHA, JARAGUÁ,  BABAU, CAZUMBÁ  ETC

                                     

 LETRA DE UMA CANÇÃO POPULAR - MARANHÃO MEU TESOURO MEU TORRÃO   - CANTA: ALCIONE.

MARANHÃO MEU TESOURO MEU TORRÃO
FIZ ESTA TOADA PRA TI MARANHÃO
MARANHÃO MEU TESOURO MEU TORRÃO
FIZ ESTA TOADA PRA TI MARANHÃO.

TERRA DO BABAÇU
QUE A NATUREZA CULTIVA
ESTA PALMEIRA NATIVA
E QUE ME DÁ INSPIRAÇÃO

NA PRAIA DOS LENÇÓIS
TEM UM TOURO ENCANTADO
É O REINADO
DO REI SEBASTIÃO

SEREIA CANTA NA PRAIA
NA MATA O GURIATÃ
TERRA DA PIRUNGA DOCE
E TEM A GOSTOSA PINTOMBOTÃ
E TODO ANO A GRANDE FESTA DA JUSSARA
NO MÊS DE OUTUBRO NO MARACANÃ

NO MÊS DE JUNHO TEM O BUMBA- MEU- BOI
QUE É FESTEJADO EM LOUVORES A SÃO JOÃO
O AMO CANTA E BALANÇA O MARACÁ
A MATRACA E PANDEIRO
É QUEM FAZ TREMER O CHÃO

ESTA HERANÇA FOI DEIXADA DOS NOSSOS AVÓS
HOJE CULTIVADA POR NÓS
PRA COMPOR TUA HISTÓRIA MARANHÃO






                                
" JAMAIS TE ESQUECEREI
MEU QUERIDO MARANHÃO
TUA BANDEIRA PERMANECE
DENTRO DO MEU CORAÇÃO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário