INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

POEMAS DO NATAL - PARA DECLAMAR: CAROLINA PALMINHA

Pinheirinho
Pinheirinho, Pinheirinho
De ramos verdinhos
P'ra enfeitar, p'ra enfeitar
Bolas, bonequinhos
Uma bola aqui
Uma acolá
Estrelinhas que luzem
Que lindo que está
Olha o Pai Natal
De barbas branquinhas
Trás o saco cheio de lindas prendinhas.





Presente de Natal
Quero que todos os dias
Sejam dias de Natal
Para todos terem alegria
E a ninguém lembrar o mal
Ò menino! Não te esqueças
De me dar um presente
Transforma todos os dias
Em Natais p'ra toda a gente
Em Natais quentes de amor
Com cestos cheios de pão
Com luzes, sinos e febres
Com homens todos irmãos



Quando cai neve
Quando cai neve
Dizem que é Natal
E que vão chegar as prendas
Pobre de mim
Que vive ao pé do mar
Onde o sol desfaz as lendas
Refrão
Dling, dling, dlão, dling, dling
Dling, dling, dlão, dling, dling
Dizem que o sol
Para não se constipar
Se esconde aqui pertinho
Vou logo à noite
Sem o acordar
Vesti-lo de branco lindo
Refrão
Dling, dling, dlão, dling, dling
Dling, dling, dlão, dling, dling



Recado para o menino Jesus
Menino Jesus do céu
Dá-me um avião 
Ou um automóvel 
Ou mesmo um balão
Um barco a motor
O que te der jeito
Qualquer prendezita
Fico satisfeito
Menino Jesus do céu
Escrevi-te lindo postal
Para me mandares brinquedos
No dia de Natal
Menino Jesus do céu
De seda era o meu postal
Não te esqueças da minha rua
No dia de Natal!



Toca o sino pequenino
Toca o sino pequenino
Sino de Belém,
Já nasceu o Deus Menino
Que a Senhora tem.
É Natal, é Natal,
Vamos sem demora,
Já nasceu o Deus Menino
Que a Senhora adora.



Truz, truz, truz
Truz, truz, truz,
Quem é que vem aí?
É o grupo dos pastores
Que chegou agora aqui
Ó meu Menino Jesus
Da lapa do coração
Dai-me vós alguma coisa
Que está pobre o meu surrão...
Refrão
Ó meu Menino Jesus
Descalcinho pelo chão
Metei os vossos pezinhos
Dentro do meu coração... 
Refrão
Ó meu Menino Jesus
Descalcinho pelo chão
Metei os vossos pezinhos
Dentro do meu coração... 



Um pastor vindo de longe
Um pastor vindo de longe
À nossa porta bateu
Trouxe recados que dizem
O Deus menino nasceu.
Este recado tivemos
Já meia noite seria
Estrelas do céu lá vamos
Dar parabéns a Maria.
Vamos ter com os mais pastores
Não se percam no caminho
Vamos todos e depressa
Visitar o Deus Menino

Ai, que formoso Menino!
Ai, que tanta graça tem!
Ai, que tanto se parece
Com sua Senhora



Meditações do Pai Natal

A estrela brilhava
No alto
Tão bela
Que o Pai Natal
(cansado)
Deixou o trenó
E sentou-se nela

Dali avistava
O Mundo inteiro
Os países ricos
As selvas
Os mares
Os Pobres
A fome
A guerra
O deserto
O Passado
O Presente
E um Futuro
(tão incerto...)

Então decidiu:
Nem fitas
Nem laços
Nem brilhos
Nem cor
Desceu (resoluto)
E carregou o trenó
De PAZ e AMOR!
Carolina Palminha



Quadrinhas ao Menino Jesus
Menino Jesus

Diz-me onde estás
Lembra-te que o mundo
Precisa de PAZ!

Menino Jesus
Olhos bonitinhos
Dá sol e amor
Para os mais velhinhos
Menino Jesus
Chegou o Natal
Sabes onde eu moro?
Diz ao Pai Natal

Diz ao Pai Natal
A minha morada
Esperarei por ele
De noite acordada

Quero ver as prendinhas
Que ele me vai dar
Eu portei-me bem!
Podes perguntar...

Carolina Palminha

Colori, colorado, está o conto acabado!


(Poemas encontrados no site http://www.rede-nonio.min-edu.pt/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário