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Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A ESCOLA DE NOSSOS DIAS(Léon- Membro do Conselho Belga de Educação)

Anos atrás, pai e mãe foram á escola...  Recordam-se agora que escutavam o mestre para compreender e reter as explicações. Á noite estudavam num livro.E havia os temas...  Sentado á mesa, tinha o aluno de fazer exercícios de gramática, resolver problemas. Mas, hoje em dia, além destas obrigações, volta ele com tarefas de observação. Deve rabiscar esboços, efetuar pesquisas, fornecer documentos, investigar, procurar... Não trabalha mais tranquilamente no quarto... corre para o jardim, para o campo, para o parque,  para o riacho... O livro que ele ler agora, é a natureza toda!
         Onde os belos cadernos de antigamente? Onde as páginas de caligrafia, os desenhos caprichados, os mapas multicores?... E os problemas difíceis, aqueles que só os espertos sabiam resolver –de moços que correm, de trens que se encontram, de torneiras que enchem recipientes e outras que os esvaziam, de capitais tão vantajosamente postos a juros? ... Que é feito da narração? E as cartas? Cartas sem destino, redigidas consoante  o império sagrado do costume e com as idéias de sempre... idéias de todos, idéias de um manual poeirento, mas não idéias de jovem.
Realmente, que sucedeu a tudo isso nas mãos da escola atual?         Para onde vamos agora? Que quererão fazer dos nossos filhos? Tal o grito de alarme de muitos pais!...
         O que queremos , o que fazemos, para onde vamos? O que quer a escola dos nossos dias? ...
         A nossa escola quer fazer do aluno o artífice de sua própria formação. Quer incutir-lhe gosto pelo trabalho pessoal, Em profundidade, trabalho antes sobre a idéia do que sobre  a palavra ou sobre a fórmula.
         Quer que o jovem entre em contato com as coisas, que pense por si mesmo e descubra também alguma coisa, muita coisa até,por seu próprio esforço.Ai está o porquê  da tarefa da observação,das fichas, das pesquisas, e da orientação nas investigações... E corre á praça, A natureza... Ouve e vê, aprecia ae toca, ergue e pesa, avalia e mede...
         Em poucas palavras, o jovem verifica por si, pensa, antes de falar e antes de ler no livro, lê no real... Se escreve , se redige, escreve e redige só depois de ter concebido e ordenado. Se receita princípios , se enuncia leis, recita-os e enuncia-as só depois de ter feito surgir tudo de dentro das coisas.
         E trabalho tal, deve o aluno realizá-lo sozinho... sozinho sob a orientação do educador.
         Não é mais o educador, então, então, aquele que fala, mas, o homem que age e dirige a atividade do educando. Este não é mais alguém que está sentado a escutar... torna-se um ser que age, um ser que pensa...
        

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