Sou da 1ª Turma da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu- Pedagogas 1982. Turma Pe. Geraldo Vieira da Silva.
O Padre Geraldo foi meu colega no Colégio Municipal, no Adauto Bezerra e na Faculdade meu professor de Sociologia da Educação. Em suas aulas , falava muito da injustiça social. Aprendi com ele que o homem não faz justiça com violência. As pessoas devem lutar pela justiça para conseguir amor e paz no mundo. Caminhando através da justiça estamos indo ao encontro com Deus e que segundo Paulo Freire , a meta dos oprimidos não é chegar a ser opressores, mas a ser profundamente humanos. Educação para a justiça é integrar o saber a cultura. Por isso, educação e justiça é ser e viver , é testemunhar o Cristo.
Em uma de suas aulas nos deu a música Cidadão, foi linda aquela mensagem e no NEF estava a Terceira Lâmina de Zé Ramalho. Faleceu bem próximo a Colação de Grau deixando saudades e o testemunho de simplicidade e humildade de um professor.
Falar na Faculdade é lembrar o Diretor Dr. José Ériton Barros Costa, com o seu dinamismo, cooperação e integração. Na parte administrativa merece destaque o trabalho da professora Maria Socorro Assunção, Secretária. Também a dedicação dos funcionários : Joaquim, Magdalena, Theonila, Francisca Lourenço (Tiquinha) e Zélia Pinheiro.
Convém lembrar os professores : Cândido Neto, Célia Galvão, Socorro Bezerra, Lúcia Pinheiro, Fernando Barroso, Valy, Dr. Édson Luiz, Jaime Alencar, Misia Campos e a minha querida e grande amiga Liduína Duarte dos Reis.
A Liduína é uma educadora de coragem magnífica. Seu testemunho de trabalho é presença com disponibilidade total e doação sem limite.
Minha Turma (Supervisão Escolar) era formada de 38 alunos, pessoas maravilhosas! Que bom trabalhar em equipe com D. Alda Moreira, Francisca Roque, Fábia, Heliane Rolim, Zeneide e Elza Maria.
A FECLI era uma alegria, juntava as três turmas: Administração, Supervisão e Inspeção, era uma grande animação. Colegas de outros municípios, vizinhos, como: Acopiara, Cedro, Icó, Jaguaribe, Jucás, Mombaça e Várzea Alegre.
Um das coisas que guardei na memória foi á Aula da Saudade proferida pelo professor Dr. Édson Luiz Cavalcante de Gouvêa, dia 17/ 12/82 ás 19.00 horas e no dia 19/12/82 ás 21.00 horas no Auditório do Colégio São José a Colação de Grau. Foi grande a minha emoção na hora do juramento.
“Prometo que ao exercer a arte de educar, mostrar-me-ei fiel aos princípios da honestidade e da cultura. Recebendo alunos e corpos em formação, penetrarei nos seus corações como o artista cinzelador do bem, da Caridade, da ciência e do amor.”
Texto do Livro : Uma história que vai tocar ao coração de muita gente.
Autora: Maria Adalzira de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário