Trabalhei com 16 classes de Educação Artística no Amélia Figueiredo de Lavor e no Colégio Municipal de Iguatu. Gostava imensamente destas duas escolas, as aulas musicais, as danças folclóricas, as peças teatrais... são quadros que jamais vou esquecer, tudo permanece com muito carinho na minha mente e no meu coração.
No final de cada bimestre no 2º horário os alunos daquele turno eram colocados no galpão da escola e ali cada classe fazia a sua apresentação artística e cultural, na maioria das vezes os números especiais eram alusivos as datas comemorativas cívicas e sociais do calendário escolar. Ex. Hinos, poesias, jograis, dramatizações,históricos das datas, danças etc.
Executando estas atividades nos colégios já citados e cursando a Faculdade de Pedagogia antes de concluir a mesma ganhei outro contrato do Estado, este era para lecionar no 2º Grau no Curso Pedagógico da Escola de 1º e 2º Graus Gov. Adauto Bezerra em Iguatu- Ceará. Fiquei com Fundamentos das disciplinas e logo mais muito bem orientada por supervisoras competentes passei a lecionar, Metodologia e depois Didática que é verdadeiramente a ARTE DE ENSINAR.
Abracei aquela Escola com toda força do meu coração, da minha alma e do meu entendimento. Não tenho dúvidas de que aquele Ministério que me foi confiado pelo Senhor Jesus Cristo verdadeiro pedagogo da humanidade surtiu grande efeito na minha vida preparando os alunos do antigo Curso Normal, Magistério, Pedagógico, para trabalharem com crianças.
Trabalhei 18 anos na Escola Adauto Bezerra de Iguatu- Ceará. Minha carga horária do 1º Contrato do Estado foi reduzida por Tempo de serviço, complementava ás 10 h. semanais na Escola de 1º Grau Carlota Távora bem próximo a minha residência, acompanhava o Recreio, conversava e brincava com as crianças. Um verdadeiro lazer!!!
Logo me aposentei oficialmente por Tempo de serviço estadual e municipal do 1º Contrato. Fiz minha opção no Curso de Pedagogia por Supervisão Escolar.
Fui convidada para lecionar as mesmas disciplinas que lecionava no Adauto Bezerra no Colégio São José de Iguatu. Um Educandário famoso dirigido pelas filhas de Santa Tereza que professam sua crença na Educação como fonte de transformação social. Funcionava do Jardim da Infância ao 3º Ano do 2º Grau.
Adquiri bastante experiência e aprendi bastante. Recordo as duas Escolas Reunidas no auditório do Colégio São José na Semana Pedagógica. Uma programação especial bem elaborada. Todos os dias palestras e após as mesmas, lindíssimas apresentações de números artísticos culturais.No encerramento vinha até ônibus de outras cidades vizinhas onde tinha curso pedagógico, lotados com professores e alunos da Escola Normal . Um encontro sensacional, SEMANA DA NORMALISTA !!!
Quase todos os professores do Colégio Adauto Bezerra eram professores também do Colégio São José, ali cantávamos com muito entusiasmo o HINO DO PROFESSOR (Antonio Gondim)
Quando povo nas trevas se cansa
De sozinho levar sua cruz
Só em ti ele encontra esperança
Só em ti ele vai buscar luz
CORO
Professor imortal paladino
Quem te pode na vida olvidar
Teu destino é sagrado é divino
Ensinar, ensinar, ensinar
Num trabalho contínuo e sem pausa
Pra ao menos sonhar ou dormir
Tu te entregas a mais nobre causa
De forjar o presente e o porvir
Não te abate a tarefa mais rude
Nem tão pouco a injustiça malsã
Se ao teu lado tens a juventude
A pedir-te o futuro amanhã.
Lembro-me que uma peça que estava programada para ser apresentada, por motivo superior, faltaram dois integrantes Que susto! A professora Liduína Reis que era coordenadora do evento chamou-me e combinamos rapidamente para apresentar um número referente a peça que teria de ser apresentada. Como sempre tive facilidade para compor, junto a querida e eficiente colega pegamos uma música que estava em sucesso intitulada Meu Papagaio e fizemos esta bela adaptação que surtiu muito efeito agradando a todos. VEJA:
O Pedagógico é bacana até demais
Daí a disciplina de Metodologia
Nos preparando para a Arte de ensinar
Queremos prosseguir e fazer Pedagogia
CORO
Estamos alegres, queremos lecionar
As nossas crianças
Com amor iremos formar
Vamos alfabetizar, vamos alfabetizar!
O professor tem que ser idealista
Tem que ter Didática para saber transmitir
Vai explicando para que todos entendam
Depois do seu recado é que pode exigir
Um requisito que é fundamental
O mestre deve ser bem alegre e sorridente
Se não possui esta tal capacidade
Não pode tornar sua aula atraente
E cada ofício apresenta seu segredo
Temos que ter jeito para nossa profissão
Pra educar tem que haver integração
Só pode haver sucesso onde existe vocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário