INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

FOLGUEDOS POIPULARES

 




  


Folguedos populares- é o conjunto de danças, autos, e brincadeiras  infantis e adultas, criadas pelo povo, que foram consagradas pela aceitação coletiva e pela tradição,  sobrevivendo graças a transmissão oral.

Os folguedos são praticados durante as festas com que o povo celebra ou comemora suas datas e eventos mais significativas (Festa dos Reis Magos, Carnaval, Sábado de Aleluia, São João,  Natal,  Procissões e festas de santos padroeiros, por ocasião de farturas nas colheitas, etc) ou simplesmente como diversão (durante as jornadas de trabalho, nas horas de folga, nos fins de semana, etc)

    Do Caderno de Folclore da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro

O Natal é comemorado com grupos de pastorinhas, bailes, folia de reis , o bummba - meu- boi aparece em datas distintas .

Variando conforme a Região. 

Muitos folcloristas classificam manifestações populares perpetuando bailados, elencos,, cantigas e concordam que manifestações populares são consideradas fol. Ex. Literatura  oral,  Artesanato popular, Folguedos populares, Medicina  Popular,     Crendices e Superstições, usos e costumes populares, Indumentária folclórica,  Técnicas tradicionais, Música Folclórica e etc.

O  folclore brasileiro é bastante rico e diversificado.

Feliz Natal! Para você e toda sua família. Que todos juntos festejem o nascimento de Jesus rodeados de felicidade e harmonia.

Que esta época desperte em você os melhores sentimentos e eles venham para ficar no seu coração.

Que receba muito amor, carinho e atenção, e esses sejam seus melhores presentes deste ano.

Este Natal espalhe sorrisos, ofereça abraços e faça com que a luz desta época brilhe ainda mais forte de esperança e bondade!

Maria Adalzira de Oliveira

                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário