Capistrano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Disambig grey.svg Nota: Para a comuna italiana, veja Capistrano (Itália).
Município de Capistrano
Bandeira desconhecida
Brasão de Capistrano
Bandeira desconhecidaBrasão
Hino
Aniversário22 de novembro de 1951 (64 anos)
Fundação1951
Gentílicocapistranense
Prefeito(a)Cláudio Bezerra Saraiva (PDT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Capistrano
Localização de Capistrano no Ceará
Capistrano está localizado em: Brasil
Capistrano
Localização de Capistrano no Brasil
04° 28' 12" S 38° 54' 03" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoNorte Cearense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoBaturité IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesNorteMulungu e BaturitéSul:ItapiúnaLesteBaturité,Oeste:Aratuba e Mulungu.
Distância até a capital140 km
Características geográficas
Área194,797 km² [2]
População17 063 hab. IBGE/2010[3]
Densidade87,59 hab./km²
Altitude154 m
Climatropical quente semi-árido brando
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,631 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 50 754,607 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 2 992,08 IBGE/2008[5]
Página oficial
Capistrano é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 16.301 habitantes. Está localizado no Maciço de Baturité.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo Capistrano é uma alusão ao historiador João Capistrano Honório de Abreu. Sua denominação original era Ribeira do Riachão, em 1933 Capistrano de Abreu e, desde 1938, Capistrano[6] .

História[editar | editar código-fonte]

As terras entre o Maciço de Baturité e as margens do rio Choró eram habitadas pelos índios Jenipapo,Kanyndé[7] ,[8] , Choró e Quesito. Com a catequização realizada pelos Jesuítas, junto aos índios que habitavam a região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque, a criação da Vila de Monte-Mor-o-Novo da América, surge primeiro o aldeamento Riachão que é o início do núcleo urbano às margens daRibeira do Riachão.
Com a extensão da Estrada de Ferro de Baturité para o Crato (Ceará), o Riachão recebe em 1890 uma estação de ferroviária[9] , o que impulsionou a economia de Capistrano.
O povoamento da região de Capistrano remonta à época colonial quando a capitão Temóteo Ferreira Lima adquiriu uma sesmaria da coroa portuguesa. Seu filho Daniel Ferreira Lima (tio de Dona Mimosa Lima, irmã do Major Couto Pereira que foi presidente do Coritiba Esporte Clube e avó do Historiador Gustavo Braga) proprietário de terras no lugar chamado de Ribeira do Riachão, construiu uma casa grande e algumas casas para moradores, em torno das quais, posteriormente, foi instalada a estação ferroviária.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Capistrano pela lei estadual nº 1153, de 22 de novembro de 1951, desmembrado de Baturité. Sua instalação deu-se em 25 de março de 1955[10] .
No ano de 1905 nasceu Odette Pereira Correia, filha do latifundiário Manoel de Castro Correia com a Sra. Davina Pereira Lima. Estes habitavam a Fazenda denominada "Mancoré", do distrito de Riachão. Posteriormente Odette Pereira casou-se com o seu primo legítimo, o Major Antônio Couto Pereira, que foi um dos maiores presidentes do Coritiba Futebol Clube, no Paraná. O Major Couto Pereira é tio-avô do Prof. Historiador Gustavo Braga.

Política[editar | editar código-fonte]

A administração municipal localiza-se na sede: Capistrano.

Subdivisão[editar | editar código-fonte]

O município é dividido em 12 distritos: Capistrano(sede) Carqueija, Pesqueiro, Mazagão, Serra do Vicente, Iu, Manga(Manga açudinho faz parte de Baturité), Boqueirao, Lagoinha, Bananeiras, Marmoré e Riacho do Padre.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical quente semi-árido na parte central, leste e sul do território, na porção noroeste, mais próximo à serra de Baturité, o clima é tropical quente semi-árido brando e tropical quente sub-úmido[11] com pluviometria média na sede municipal de 1088 mm [12] com chuvas concentradas de janeiro a abril[13] .

Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]

As principais fontes de água são os rios Putiú e Pesqueiro(afluentes do rio Choró); riachos da Lagoa Nova, Furna da Onça, Oiticica, do Tronco, da Abelha e Curimatã.

Relevo e solos[editar | editar código-fonte]

Localizado no sopé do Maciço de Baturité. As principais elevações são a serra do Vicente, serra dos Cajuais e o serrote da Ponta Grossa.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Capistrano está baseada na agriculturaalgodãocana-de-açúcararrozmilho e feijãopecuáriabovinossuínos e avícola. Existem 5 indústrias: 4 de produtos alimentares, uma de vestuário, calçados e artigos de couro e peles.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A festa da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré é a principal festa religiosa da cidade e uma das maiores da região. Acontece todos os anos de 29 de agosto a 08 de setembro. O encerramento da festa acontece juntamente com a procissão do Círio de Nazaré.

Futebol[editar | editar código-fonte]

E quando o assunto é futebol, uma equipe trouxe alegria a seus moradores durante vários anos, disputando inclusive a Segunda Divisão em 1994.Trata-se do Maguari E.C., cuja existência hoje é desconhecida.

Filhos Solenes[editar | editar código-fonte]

O município de Capistrano é referência regional quanto aos seus naturais. São inúmeros os capistranenses que se destacaram e vem se destacando atualmente. Entre os personagens passados, alguns nomes devem ser lembrados: Francisco Sales, fundador do município e primeiro prefeito; José Evaristo, o padeiro que virou prefeito; Cel. Fco. Nunes, um dos doadores das terras onde hoje é o Centro do município e Prefeito eleito que veio a falecer no dia da posse; Pe Bernardo Bourassa, que embora não seja natural de Capistrano, esteve à frente da paróquia por quase trinta anos e é lembrado pelo coração generoso e postura firme que adotou em rm sua passagem por nossas terras; Odete Campelo, uma das primeiras professoras da cidade; Antonete, a primeira mulher a chefiar o Poder Executivo municipal, dentre outras personalidades.
Dentre os filhos solenes de Capistrano pode-se destacar atualmente o professor José Humberto Gomes de Oliveira, apelidado carinhosamente de professor Betinho; Lilian Araújo, certamente uma das maiores conhecedoras das ciencias exatas que habita no município; os ex prefeitos José Renato Cavalcante e Henrique Mota, irmão do ex governador cearense Gonzaga Mota; o dono do primeiro posto de combustível da cidade, senhor João Saraiva; Toinho da viola, o repentista; Dona Paula, certamente a pessoal que mais contribuiu para a erradicação da mortalidade infantil em nossa terra por meio da Pastoral da Criança.
Nas artes plásticas,destaca-se o pintor Itamar Francelino, cujas pinturas inclusive já chegaram a ser adquiridas por diversos turistas europeus.
Na música, destaca-se os consagrados sanfoneiros Chico Justino, Clementino Moura e e o cantor forrozeiro Gleydson Gavião, ambos que inclusive alcançam sucesso nacional.
Na literatura de cordel, pode ser citado o saudoso Sebastiao Chicute, consagrado mestre da cultura popular e mantenedor por muitos anos da cultura do reizado em nossa terra.
Também se destacam como filhos ilustres os membros da Família Morais do Riacho do Padre, cujo patriarca Francisco Nascimento de Morais, conhecido por Chico Loiro, agricultor e servente de pedreiro, juntamente com sua mulher, dona Maria de Fátima da Silva Morais, agricultora e dona de casa, ambos apenas alfabetizados, conseguiram que os seus oito filhos se formassem , sendo quatro em Direito (três advogados e um delegado), uma em enfermagem, uma em administração e o mais novo em turismo. Dois filhos da família Morais são empresários radicados em Maracanaú-ce.