Quixeramobim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Quixeramobim (desambiguação).
Município de Quixeramobim
"A terra de Antônio Conselheiro"
Bandeira de Quixeramobim
Brasão desconhecido
BandeiraBrasão desconhecido
Hino
Aniversário14 de agosto
Fundação14 de agosto de 1856 (159 anos)
Gentílicoquixeramobinense
LemaPaz e Cidadania
Prefeito(a)Cirilo Pimenta (PDT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Quixeramobim
Localização de Quixeramobim no Ceará
Quixeramobim está localizado em: Brasil
Quixeramobim
Localização de Quixeramobim no Brasil
05° 11' 56" S 39° 17' 34" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoSertões Cearenses IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoSertão de Quixeramobim IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesNorteMadalenaLesteQuixadá,Banabuiú e ChoróSulSenador PompeuSolonópole e Pedra Branca,OesteBoa Viagem
Distância até a capital203 km
Características geográficas
Área3 275,838 km² [2]
População75 565 hab. IBGE/2013[3]
Densidade23,07 hab./km²
Altitude191 m
ClimaSemi-árido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,642 médio PNUD/2010 [4]
PIBR$ 405 315,389 mil IBGE/2010[5]
PIB per capitaR$ 5 636,26 IBGE/2010[5]
Página oficial
Prefeiturahttp://www.quixeramobim.ce.gov.br/
Quixeramobim é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. É a segunda maior cidade do sertão central, com uma população de 75 565 habitantes.

Formação Administrativa[editar | editar código-fonte]

Em 1755 foi criado o distrito de Quixeramobim (sem município). Em 13 de junho 1789, foi elevado à categoria de vila, e 1856 (90 anos depois) é elevado à categoria de cidade. Em 1910, Quixeramobim tem criado seu primeiro distrito: São João. Em 1912 Uruquê também se torna distrito. Em 1933 mais 4 distritos: Boa Viagem,CanafístulaMadalena e Olinda. No mesmo ano Uruquê tem seu nome mudado para Francisco Sá. No mesmo ano de 1933, mais distritos: Algodão e Belém. Em 1933 os distritos Boa Viagem e Olinda se desmembram para formar o novo município de Boa Viagem. Em 1936, mais dois distritos: Belém Quirim eSão José de Castro. Em 1938, os distritos tiveram uma mudança de nome: São José de Castro mudou o nome para Castro, Canafístula muda o nome para Pirabibu, Francisco Sá volta a se chamar Uruquê, e São João muda o nome para Lacerda, e Belém Quirim volta a ser um simples povoado.
Em 1943 o distrito de Belém mudou o nome para Itatira, Algodão mudou o nome para Manituba, e Castro mudou o nome para Macaoca. Em 1951, Itatira é elevada à categoria de município, e no mesmo ano, o povoado Passagem torna-se distrito de Quixeramobim. Em 1953 mais dois distritos: Encantado e São Miguel. Em 1986, os distritos de Macaoca e Madalena se desmembram de Quixeramobim para formar o novo município de Madalena. Em 1990, o distrito Pirabibu muda o nome para Algodões, e é elevado à categoria de vila. Em 1990 mais dois distritos: Nenelândia e Belém. Em 1994 o distrito Algodões muda o nome paraDamião Carneiro.
Atualmente Quixeramobim tem 12 distritos:
  1. Belém
  2. Berilândia
  3. Damião Carneiro
  4. Encantado
  5. Lacerda
  6. Manituba
  7. Nenelândia
  8. Passagem
  9. Paus Brancos
  10. Quixeramobim (distrito-sede)
  11. São Miguel
  12. Uruquê

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a tradição, os primitivos habitantes da região eram os índios quixarás. Os primeiros euro-decendentes que penetraram as terras do atual Município vieram do Jaguaribe, seguindo o rio Banabuiú. Eram membros das famílias Correia Vieira e Rodrigues Machado, que ali se estabeleceram com fazendas de criar. A povoação parece ter nascido precisamente dessas fazendas. No ano de 1704, foram concedidas por Carta Régia muitas léguas de terras a vários portugueses e, entre eles, ao portuense Antônio Dias Ferreira. Além das que Ihe foram concedidas, adquiriu este boas terras às margens do rio que o gentil chamava de Ibu, fundando ali a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão. Tratou logo de erigir, nas proximidades da sua casa de morada, uma pequena capela, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, mais tarde Santo Antônio de Quixeramobim.
Com a construção da capela, Antônio Dias Ferreira muito concorreu para o desenvolvimento da região, "atraindo-lhe os moradores". Vinte e cinco anos mais tarde, a capelinha arruinada era substituída pela Igreja, que seria a futura Matriz da cidade, edificada pelo portuense, "homem solteiro de avultada fortuna, que possuía 20 léguas de terras". O volume 16º da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, edição de 1959, fundamenta que Quixeramobim tinha a denominação de Nova Vila de Campo Maior(página 456).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município é banhado pelo rio Quixeramobim, o maior afluente esquerdo do rio Banabuiú. Sua divisão políticaé distribuída por nove distritos, além de sua sede. Marco obelisco com cerca de 10 metros de altura, em granito e aço que foi anteriormente instalado pelo IBGE que referencia o presumido ponto de equidistância geodésica do Estado; fica na Praça Dias Ferreira. Quixeramobim portanto, é conhecida como a cidade "Coração do Ceará".

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical quente semi-árido com chuvas concentradas de fevereiro a abril.[6] A pluviometria média é de 708 mm.

Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]


Barragem de Quixeramobim.
Praticamente todo o território do município está na bacia hidrográfica do rio Banabuiú, que corta a parte sul do seu território. Contudo, o principal curso d'água é o rio Quixeramobim que é um afluente do Banabuiú. É no rio Quixeramobim que estão as principais barragens do município, o açude Quixeramobim e o açude Fogareiro.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação presente em praticamente todo município é a caatinga arbustiva densa ou aberta, caracterizada pela presença de cactos e vegetação rasteira com árvores baixas e cheias de espinho. Apenas em uma pequena área no extremo sudoeste, próximo à fronteira com Pedra Branca ocorre a floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea.[6]
Sua cobertura vegetal tem sofrido grande intervenção desde a fundação do município, através de desmatamentos e queimadas com o objetivo de preparar o solo para a agricultura e, em grande parte, para a pecuária extensiva.

Administração pública[editar | editar código-fonte]

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

Quixeramobim está dividido em doze unidades, a Sede e mais onze distritos: Belém, Berilândia, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado e Manituba.

Economia[editar | editar código-fonte]

Industrialização e recente crescimento[editar | editar código-fonte]

O Município caracteriza-se por ter a segunda maior produção leiteira do estado do Ceará segundo dados do IBGE para 2012[7] . Nos últimos 10 anos, vem experimentando um grande progresso econômico com a chegada de indústrias que oferecem milhares de empregos. Isso transformou Quixeramobim no maior centro urbano do sertão central. Em 2007, a cidade ultrapassou a marca dos 68 mil habitantes e agora em 2010 já chega a mais de 73 mil habitantes.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

  • Quixeramobim Esporte Clube: time pioneiro no futsal da região centro único da região a chegar até uma final de campeonato estadual feito acontecido no ano de 2010.[carece de fontes]
  • Portuguesa Futebol Clube do Jaime Lopes: com fundação nos anos de 2009 e 2010 tendo na presidência e no comando técnico "Moura" que em sua a primeira participação no certame local consegui um feito inédito de chegar até a final e ganhar o campeonato.[carece de fontes]
  • Cruzeiro da 14 de agosto: o maior time do município e maior vencedor do campeonato municipal.