O CEARÁ É ASSIM
FORTALEZA - SECRETARIA DE CULTURA E DESPORTO, 1986
"Bem vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e a cabana de Araquém, pai de Iracema."
("Iracema". de José de Alencar)
1- INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS
Na minha terra
as estradas são tortuosas e tristes
como o destino do seu povo errante.
Vigor
se ardes em sede,
se acaso a noite te alcançou
bate sem susto no primeiro pouso:
- terás água fresca para a tua sede,
-rede cheirosa e branca para o teu sono.
(Terra Bárbara, de Jáder de Carvalho)
1.1 - ORIGEM DA PALAVRA " CEARÁ"
A explicação etimológica da palavra Ceará não é pacifica. Existem grandes controvérsias entre os historiadores. Apresentamos, no entanto, as mais difundidas:
- Em tupi - guarani " Ciri - Ará" é a designação dada a uma espécie de pequeno siri de cor esbranquiçada - ("Ciri", andar para trás e "Ará", branco, claro) Assim, devido à grande quantidade desses crustáceos que ainda hoje abundam as nossas praias, os indios denominam a região de "Ciri-Ará", dai transmudando-se para " Ceará".
- Do termo "Saara", dado pelos primeiros expedicionários que, ao vislumbrarem as enormes dunas que cobrem o nosso litoral, teriam comparado esta paisagem co o famoso deserto africano.
- Em tupi- guarani "Cê Ará" significa "lugar onde canta a Jandaia" (espécie de papagaio que imita com perfeição a voz humana). Esta versão foi amplamente divulgada nos romances de José de Alencar.
-Aglutinação das palavras cariris "Dzu" , água e "Erá", verde. Assim "Dzu Erá" significa água ou mar verde.
No inicio da colonização, a palavra era escrita com "S"- Siará - conforme consta nos documentos da época.
Por suas particularidades fisicas e históricas, o Ceará tem recebido outras denominações: Terra da Luz, Terra de Iracema, Terra Alencarina, Terra dos Verdes Mares, Terra do Sol
1.2 - ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE FORTALEZA
Em 1654, os portugueses conquistaram o forte Schoonemborch, levantado durante a ocupação holandesa , e, após algumas reformas, denominaram-no de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, ao redor da qual floresceu a cidade. Fortaleza também é poeticamente conhecida como a Loura Desposada do Sol.
1.3 - Aspectos Geográficos
Fortaleza: Área: 313,8 km2, População: 826.750 (2010)
EXISTEM APENAS DUAS ESTAÇÕES BEM DEFINIDAS.
O inverno começa entre janeiro e março e termina em junho ou julho. É o periodo em que o cearense aguarda ansiosamente, as benditas chuvas.. É crença popular que, se não chover até o dia 19 de março, dia de São José, não haverá mais inverno. Curiosamente, se dia coincide com a passagem do equinócio (momento no qual o sol em seu movimento corta o equador celeste determinando uma perfeita igualdade
entre os dias e as noites). No entanto, no mês de agosto ou setembro costuma precipitar-se uma chuvarada que o povo denomina "chuva do caju", pelo fato dela ser responsável pela florificação do cajueiro.
O verão começa em junho o julho e prolonga-se até o inicio do inverno.
TEMPERATURA DE FORTALEZA
Quem visita nossa Fortaleza de uma coisa pode ter certeza: nunca vai sentir aqui um frio de arrepiar ou um calor abrasador. A temperatura de Fortaleza é muito agradável e quase sem variações no ano. É uma das boas coisas que a cidade tem a oferecer. Sempre é tempo de sol e mar!
Temperatura média, minima e máxima: 26, a 32.
Outro detalhe a água é bem mais quente que no Sul do pais.
ZONAS FISIOGRÁFICAS
Três zonas caracterizam o Ceará:
O Sertão, abrangendo aproximadamente 85% da área do Estado, coberto por uma vegetação escassa e raquitica denominada caatinga (do tupi) "caa", mato e "tinga", branco) tem clima seco e temperatura elevada, geralmente acima de 30.
As Serras, cobertas por formações florestais ecom temperaturas agradabilíssimas, tem aproximadamente 22 em média. Pela excelência de seu clima denominamos, com um certo exagero, a serra de Baturité, a 137 km de Fortaleza, de Suiça Brasileira. O Pico da Serra Branca, localizado em Santa Quitéria com 1.145 m. é o ponto mais elevado do Ceará e de todo o Nordeste.
O Litoral, com 573 km de extensão, possui um clima ameno em consequência de permanentes brisas marinhas. Aqui localizam-se as belas dunas que caracterizam o Ceará. Elas são formadas pela a ação dos ventos que lançam as areias das praias para o interior até encontrarem algum obstáculo, dai acumulando-se até atingirem dezenas de metros de altura e cobrirem grandes extensões. As dunas do Ceará, no entanto, estão correndo grande perigo. A ganância, aliada à ignorância de algumas pessoas, vem determinando uma ação continua de mutilação. É preciso vque as autoridades competentes façam alguma coisa enquanto há tempo.
Adeus, lagoa e dunas do Papicu!
Adeus, dunas da Barra do Ceará!
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário