INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

RECORDANDO A HISTÓRIA DO CEARÁ

 INFORMATIVO TURISTICO - IVAN REGIS de A. FROTA
O CEARÁ É ASSIM
FORTALEZA - SECRETARIA DE CULTURA E DESPORTO, 1986





"Bem vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e a cabana de Araquém, pai de Iracema."
                           ("Iracema". de José de Alencar)


1- INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS
                                     Na minha terra
                                      as estradas são tortuosas e tristes
                                      como o destino do seu povo errante.
                                       Vigor
                                      se ardes em sede,
                                      se acaso a noite te alcançou
                                      bate sem susto no primeiro pouso:
                                      - terás água fresca para a tua sede,
                                      -rede cheirosa e branca para o teu sono.
                                                        (Terra Bárbara, de Jáder de Carvalho)


1.1  - ORIGEM DA PALAVRA " CEARÁ"
                  A explicação etimológica da palavra Ceará não é pacifica. Existem grandes controvérsias entre os historiadores. Apresentamos, no entanto, as mais difundidas:
                   - Em tupi - guarani " Ciri - Ará" é a  designação dada a uma espécie de pequeno siri de cor esbranquiçada - ("Ciri", andar para trás e "Ará", branco, claro) Assim, devido à grande quantidade desses crustáceos que ainda hoje abundam as nossas praias, os indios denominam a região de "Ciri-Ará", dai transmudando-se para " Ceará".
- Do termo  "Saara", dado pelos primeiros expedicionários que, ao vislumbrarem as enormes dunas que cobrem o nosso litoral, teriam comparado esta paisagem co o famoso deserto africano.
- Em tupi- guarani "Cê Ará" significa "lugar onde canta a Jandaia" (espécie de papagaio que imita com perfeição a voz humana). Esta versão foi amplamente divulgada nos romances de José de Alencar.
-Aglutinação das palavras cariris "Dzu" , água e "Erá", verde. Assim "Dzu Erá" significa água ou mar verde.

                  No inicio da colonização, a palavra era escrita com "S"- Siará - conforme consta nos documentos da época.
                   Por suas particularidades fisicas e históricas, o Ceará tem recebido outras denominações: Terra da Luz, Terra de Iracema, Terra Alencarina, Terra dos Verdes Mares, Terra do Sol






1.2 - ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE FORTALEZA
          Em 1654, os portugueses conquistaram o forte Schoonemborch, levantado durante a ocupação holandesa , e, após algumas reformas, denominaram-no de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, ao redor da qual floresceu a cidade. Fortaleza também é poeticamente conhecida como a Loura Desposada do Sol.





1.3 - Aspectos Geográficos
          Fortaleza:   Área: 313,8 km2, População: 826.750 (2010)

                  EXISTEM APENAS DUAS ESTAÇÕES BEM DEFINIDAS.
       O inverno começa entre janeiro e março e termina em junho ou julho. É o periodo em que o cearense aguarda ansiosamente, as benditas chuvas.. É crença popular que, se não chover até o dia 19 de março, dia de São José, não haverá mais inverno. Curiosamente, se dia coincide com a passagem do equinócio (momento no qual o sol em seu movimento corta o equador celeste determinando uma perfeita igualdade
 entre os dias e as noites). No entanto, no mês de agosto ou setembro costuma  precipitar-se uma chuvarada que o povo denomina "chuva do caju", pelo fato dela ser responsável pela florificação do cajueiro.
          O verão começa em junho o julho e prolonga-se  até o inicio do inverno.




                           
                      TEMPERATURA DE FORTALEZA

           Quem visita nossa Fortaleza de uma coisa pode ter certeza: nunca vai sentir aqui um frio de arrepiar ou um calor abrasador.  A temperatura  de Fortaleza é muito agradável e quase sem variações no ano. É uma das boas coisas que a cidade tem a oferecer. Sempre é tempo de sol e mar!
                                    Temperatura média, minima e máxima: 26, a 32.
Outro detalhe a água é bem mais quente que no Sul do pais.

                                 ZONAS FISIOGRÁFICAS


           Três zonas caracterizam o Ceará:
O Sertão, abrangendo aproximadamente 85%  da área do Estado, coberto por uma vegetação escassa e raquitica denominada caatinga (do tupi) "caa", mato e "tinga", branco) tem clima seco e temperatura elevada, geralmente acima de 30.

          As  Serras, cobertas por formações florestais ecom temperaturas agradabilíssimas, tem aproximadamente 22 em média. Pela excelência de seu clima denominamos, com um certo exagero, a  serra de Baturité, a 137 km de Fortaleza, de Suiça Brasileira. O Pico da Serra Branca, localizado em Santa Quitéria com 1.145 m. é o ponto mais elevado do Ceará e de todo o Nordeste.



           O Litoral, com 573 km de extensão, possui um clima ameno em consequência de permanentes brisas marinhas. Aqui localizam-se as belas dunas que caracterizam o Ceará. Elas são formadas pela a ação dos ventos que lançam as areias das praias para o interior até encontrarem algum obstáculo, dai acumulando-se até atingirem dezenas de metros de altura e cobrirem grandes extensões. As dunas do Ceará, no entanto, estão correndo grande perigo. A ganância, aliada à ignorância de algumas pessoas, vem determinando uma ação continua de mutilação. É preciso vque as autoridades competentes façam alguma coisa enquanto há tempo.

                                Adeus, lagoa e dunas do Papicu!
                                Adeus, dunas da Barra do Ceará!


           
                          ,
                                     



















Nenhum comentário:

Postar um comentário