INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FATOS HISTÓRICOS DO CEARÁ



- DESCOBRIMENTO DO BRASIL: 02 DE FEVEREIRO DE 1500, EM ARACATI - CEARÁ



.



 Antes mesmo da chegada de Cabral ao Brasil o navegador espanhol Vicente Yanez Pinzòn, companheiro de Cristóvão Colombo no descobrimento da América, teria desembarcado em 02 de fevereiro e 1500, na região onde hoje se localiza a Ponta Grossa, no litoral do municipio de Aracati- Ceará, tendo dado ao pequeno cabo o nome de Santa Maria de La Consolación. Pinzón  provavelmente deixou de tomar posse da terra, em nome da Corte Espanhola, por está a Região situada a Leste da linha fixada no Tratado de Tordesilhas e, portanto, pertencente a Portugal.

                                     - PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO




A primeira tentativa de colonização do Ceará deu-se com a expedição do nobre açoriano Pero Coelho de Sousa. Partindo da Paraíba, após penosa peregrinação chegou em 1603 à barra do Rio Ceará, onde estabeleceu a primeira povoação de brancos no solo cearense. Desejando criar um novo Portugal na América, denominou imaginosamente a povoação de Nova Lisboa e a região de Nova Lusitânia. Contudo não conseguiu tornar seu sonho realidade.Carente de auxilios prometidos e fustigado por terrivel seca, a primeira que a história registra, foi obrigado a abandonar a região em 1605 e retroceder para o Rio Grande do Norte. Nessa epopéia, o heróico colonizador perdeu o filho mais velho, e os que conseguiram chegar estavam em estado tão lastmável que não foram reconhecidos nem  pelos próprios amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário