INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 5 de março de 2012

REGRAS DA BOA CONVIVIVÊNCIA (ARCEBISPO DE PORTO ALEGRE)

De fato, o amor é a essência da vida cristã. O ser humano  não apenas  vive em sua individualidade, mas necessariamente convive.

. Perguntaram  ao Sr. Goldofredo Telles Junior, mestre em direito, sobre as normas  de uma boa convivência humana. Sendo que o direito é a ciência da comunhão entre as pessoas, constitui a sabedoria da convivência. O jurista elenca sete regras especiais.

1. Simplicidade de coração e de atitudes, o que equivale a superar a arrogância e a insolência, abafando o orgulho. A razão é simples : Aência da vida humana é uma só e o poder é passageiro.

2.Veracidade:  não escamotear, não trair e nem adulterar a verdade. Isto significa não se corromper. Estar sempre aberta  as mudanças  sem preetender impor á própria  pinião.

3.Abertura para ouvir, reconsiderando a própria posição e, eventualmente, confessano o engano  Ouvir   não se reduz a escutar. Significa adentrar o espirito das palavras ouvidas , entendê-las sem preconceito. Quem sabe ouvir aprende a evoluir.

4.Não ferir o amor próprio do interlocutor. Arida do amor próprio não tem cura.  O cinismo e o sarcasmo matam  o entendimento e a amizade.

5. Nao atormentar os outros com críticas e lamúrias. A critica resulta da inveja e a lamúria torna  a pessoa muito chata.

6. Evitar a demasiada intimidade. Ser  intimo representa uma invasão da alma. Torna-se m perigo, capaz  de inviabilizar a convivência. Tenta  transformar o amigo em vassalo.

7.Ser prestativo, de acordo com a máxima do Evangelho, de servir e não querer ser servido. Mas servir  só quando for oportuno, sem impor o serviço com impertinência. Tudo em nome do bem  e da verdade.

CRISTO RESUME ESTAS NORMAS DE CONDUTA NO AMOR. POR ISSO, S. AGOSTINHO GARANTE QUE QUEM AMA PODE FAZER O QUE QUISER. SEMPRE ESTARÁ AGINDO BEM. DE FATO, O AMOR É A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ. O SER HUMANO NÃO APENAS VIVE EM SUA INDIVIDUALIDADE, MAS NECESSARIAMENTE  CONVIVE. ISTO  QUER DIZER QUE ELE NÃO É INDIVIDUO, MAS FAMILIA. SUA VIDA É TAMBÉM A VIDA DOS QUE O CERCAM. É SEMPRE ELE E SUAS CIRCUNSTÃNCIAS, PRINCIPALMENTE SES ENTES QUERIDOS. ALGUÉM  SÓ SE REALIZA , OU SEJA, SÓ SE TORNA REAL NA MEDIDA DE SEUS RELACIONAMENTOSCONSIGO MESMO, COM OS OUTROS, COM O MUNDO E COM DEUS.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JORNAL O SUL - PORTO ALEGRE, 04-03- 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário