INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

SOU NORDESTINA - MARIA ADALZIRA DE OLIVEIRA

       

   Durante o mês de junho próximo passado, recordei as festas juninas do Nordeste do Brasil e andei
    de braços dados com o folclore autêntico e estilizado contemplando a cultura popular.
           
            Sou amiga do saber, sempre ligada a educação, ao turismo e atraída  com o cenário literário estudando: Jorge Amado,  José de Alencar, Rachel de Queiroz, Gilberto Freire, Coelho Neto e outros.

           Defendo a Literatura de Cordel que veio  da Península Ibérica para o Nordeste do Brasil nos fins do Século XIX , representa os costumes regionais.
           Me inspiro nas músicas eruditas e populares como; Maestro Eliazar de Carvalho e
 Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Herdei esta herança cultural musical do meu querido  pai, Raimundo Santiago de Oliveira (99 anos de idade)  muitas vezes conversando com ele  afirmo que sou filha da música, ele concorda. 


               Tenho  muito respeito pelas manifestações culturais, populares e artísticas. Admiro o artesanato e paro para apreciar as  belezas das fibras do buriti e do babaçu  das palmeiras do  Maranhão.


               É válido  ressaltar a arte de cozinhar, a culinária nordestina é bem preservada com o bolo Souza Leão no Pernambuco, do Tempo do Império.


               Tenho orgulho  de ser nordestina,
                                   Cabeça  Chata do Estado do Ceará, Terra da Luz,  Terra do Sol, Terra do Amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário