Assaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Município de Assaré
"Terra da Poesia Popular
Berço da Poesia"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecidaBrasão desconhecido
Hino
Aniversário19 de julho
Fundação19 de julho de 1865 (150 anos)
Gentílicoassareense
LemaAssaré, crescendo com igualdade.
CEP63140 - 000
Prefeito(a)Luís Samuel Freire (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Assaré
Localização de Assaré no Ceará
Assaré está localizado em: Brasil
Assaré
Localização de Assaré no Brasil
06° 52' 26" S 39° 52' 30" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoSul Cearense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoChapada do Araripe IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesAltaneiraAntonina do NorteCampos SalesNova OlindaPotengiSantana do Cariri e Tarrafas
Distância até a capital520 km
Características geográficas
Área1 116,320 km² [2]
População22 448 hab. IBGE/2010[3]
Densidade20,11 hab./km²
Altitude470 m
ClimaTropical quente semi-árido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,577 baixo PNUD/2000 [4]
PIBR$ 68 775,361 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 068,68 IBGE/2008[5]
Página oficial
Assaré[nota 1] é um município brasileiro do interior do Estado do Ceará, localiza-se a oeste da Chapada do Araripe, na Mesorregião do Sul Cearense e na Microrregião da Chapada do Araripe De acordo com a estimativa feita pelo IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ), no ano de 2013 o Município de Assaré contava com uma população estimada em 22.988 habitantes.. Seus 22.988 habitantes estão distribuídos em em 1.116,320 km² de área. Fica a 520 km de Fortaleza, a capital do Estado do Ceará e a 1.640 Km de Brasília, a capital da República Federativa do Brasil.
Assaré constitui um entroncamento rodoviário que viabiliza o acesso entre o Cariri com o Sertão dosInhamuns. Assaré é conhecida por ser a terra natal do ilustre poeta popular, cantorcompositor e improvisadorPatativa do Assaré, que até hoje se mantém vivo na memória do povo Assareense, por conta disso o Município de Assaré é conhecida por muitos como " A Terra da Poesia Popular".
Município de Assaré também representa um grande polo turístico do Ceará, seus casarões históricos, a Igreja Matriz construída em 1842, o Açude Banguê o mais antigo da cidade datado de 1844,o sobrado de arquitetura antiga e imponente que abriga toda a vida de Patativa do Assaré, os atrativos culturais e naturais do município e a Barragem Canoas que abastece o município, todos os anos atraem pessoas de váriosestados do Brasil.

Etmologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo Assaré vem do Tupi Guarani IÇÁ (estaca) e ERE (Partícula afirmativa) e significa naturalmente alguma estaca ali encontrada pelos índios e que atraiu-lhes a atenção. O topônimo Assaré também pode vir do Tapuia AÇA-RÉ(a atravessia diferente) e significa atalho. Sua denominação original era Assaípio de Assaré' e desde 1950 Assaré.

História do Município de Assaré[editar | editar código-fonte]

Até o ano de 1775, o local onde assenta a cidade de Assaré não era povoado em suas adjacências, num raio de 3 léguas, consistindo apenas em um campo nu de vegetação, à exceção de algumas carnaubeiras e moitas de "pereiros", uma ou outra oiticica às margens de pequenos regatos que sulcam o terreno e correm noinverno; e mais uma infinidade de pequenos olhos d’água, nas encostas da serra e nas gargantas ecachoeiras e a soberba pastagem nas várzeas e "escalvados", tornavam-no apropriado para a criação em geral.

O Início da Vila[editar | editar código-fonte]

Alexandre da Silva Pereira, filho de Manoel da Silva, adquirindo as terras do local e adjacências, veio estabelecer-se com a família, criação e escravatura, à margem do regato mais volumoso da região, ficando-lhe ao norte a várzea de carnaubal, e ao sul, os campos de "lagoa da pedra".
O proprietário tornou-se em breve conhecido e respeitado, mesmo em zonas distantes, dada a facilidade de comunicação, por que aí se cruzavam as mais movimentadas estradas da época: a Cariri - Inhamuns com aPiauí - Sertões do Baixo (ParaíbaPernambuco e Rio Grande do Norte); resultando um "pouso certo" e confortável para os transeuntes que aproveitavam as ocasiões para transações, transformando a fazenda em entreposto comercial.
Visando a promover o povoamento fez o proprietário diversas doações de terras em torno da fazenda, tendo o cuidado de reservar uma parte para o patrimônio do orago da futura freguesia.

A Freguesia de Nossa Senhora das Dores da Ribeira dos Bastiões[editar | editar código-fonte]

Em 1823, os independentes do Ceará Grande, organizando a expedição que foi conhecida por "Marcha de Caxias", a fim de sufocar os rebeldes do Piauí, transformaram o povoado em campo de concentração, ficando aí aquartelados, o que concorreu para melhorar as condições do Povoado.
Em 1831 ia ser elevado a distrito de paz, quando a revolução de Joaquim Pinto Madeira interrompeu no Cariri, vindo estas terras a ser teatro de lutas entre liberais e corcundas.
A sede da freguesia, entretanto, ficou em Santana do Brejo Grande - Santana do Cariri - (1838), local
impróprio.
A construção da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores começou em 1842 no local da primitiva capelinha.
Em 1844, foi construído, a expensas da padroeira, o açude “Banguê”, depois denominado "Açude de Nossa Senhora".
Assaré passou a sede de freguesia em 1850, com a transferência, para aí, da de Santana do Brejo Grande (Santana do Cariri), com a nova denominação deFreguesia de Nossa Senhora das Dores da Ribeira dos Bastiões.

Emancipação Política[editar | editar código-fonte]

A transformação do Distrito em Vila, com desmembramento do Município de Saboeiro deu-se conforme Lei nº 1.152, de 19 de julho de 1865, tendo sido instalado a 11 de janeiro de 1869 já com a denominação de Assaré. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Decreto-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
É considerado seu fundador Alexandre da Silva Pereira.

Política[editar | editar código-fonte]

A administração municipal localiza-se na sede do município de Assaré, na Rua Dr. Paiva - Vila Mota. Administrado, atualmente, pela Prefeito Samuel Freire, ganhador do prêmio JK, como um dos 30 melhores prefeitos do Brasil, motivo de orgulho para toda população do Município.

Subdivisão[editar | editar código-fonte]

O Município de Assaré está subdividido em 3 distritos são eles:

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima do município de Assaré é Tropical Quente Semi- Árido e suas temperaturas estão geralmente entre 27Cº e 30C°. A pluviometria média do Município de Assaré de 635,7 mm [6] com chuvas concentradas do mês de janeiro ao mês de maio[7] .

Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]

As principais fontes de água do município de Assaré estão inseridas nos domínios geográficos da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe. O principal rio do município é o Rio dos Bastiões , além de vários riachos que correm temporariamente no tempo do inverno que dura de janeiro a maio. O riacho São Miguel, riacho da Madeira e o riacho Quincorê são importantes na agricultura irrigada que ocorre no município. A barragem de Canoas abastece a sede do município e tem grande importância na renda do município.

Relevo e solos[editar | editar código-fonte]

Situado ao lado oeste da Chapada do Araripe, numa altitude de aproximadamente 470 metros acima do nível do mar, possui dois tipos principais de solo: latossolosedimentar. As principais elevações do Município de Assaré são: Serra de Santana, Serra das Pombas, Serra da Quaresma , Serra da Ema, Serra do Pilar, Serra do Pelado e o Morro do Boqueirão aonde se praticou parapente .
Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A Vegetação do Município de Assaré é bastante diversificada, apresentando principalmente domínios de cerradão (tipo predominante no município), caatinga ecerrado.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do Município de Assaré baseia-se na Criação de Bovinos e de aves, na Agricultura de Subsistência principalmente de feijãomilho e outros, na monocultura do algodão, a piscicultura é praticada geralmente nas margens da Barragem Canoas e dos diversos riachos espalhados no municipio.
artesanato em diversos materiais também é outra fonte geradora de renda no Município de Assaré. Na Região também se destaca o Turismo outra importante fonte geradora de empregos no município.
município conta com duas agencias bancárias. No Centro da Cidade também se destaca o comércio que atende as necessidades municipais.
No município não existem indústrias.
Uma parcela significativa da população se dedica a prestação de serviços.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O turismo é uma importante fonte de renda no município: Casarões Coloniais datados do Século XIX, Instituições que ressaltam a cultura municipal e Áreas de Lazer atraem pessoas de todos os estados do Brasil.
São Pontos Turísticos de Assaré:
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (Séc. XIX);
  • Memorial Patativa do Assaré;
  • Casa de Patativa do Assaré;
  • Casa da Várzea (Séc. XIX);
  • Casa da Fazenda Infincado ou Casarão do Barão de Aquiraz (Séc. XIX);
  • Barragem Canoas;
  • Casa de Patativa na Serra de Santana.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Em se tratando de cultura o Assaré é um importante centro cultural da Região do Cariri, abriga as principais manifestações culturais típicas do Nordeste Brasileiro.
Os principais eventos culturais que ocorrem no município de Assaré e atraem pessoas de diversos lugares do Estado do Ceará são:
  • Festa da Padroeira Nossa senhora das Dores ( 07 de setembro a 15 de setembro)
  • Festas dos Caretas( Parque de Vaquejada e Vila Bonita ) - Semana Santa
  • Assaré em Arte e Cultura (Festa de Patativa) – Março
  • Paixão de Cristo – Sexta Feira da Paixão
  • Assaré Junino – Junho
  • Cavalgada do Dia 19 ( Aniversário do Município ) - 19 de Julho
  • Festa do Município – 19 de Julho
  • Vaquejada do Parque de Vaquejada Vicente Liberalino – Julho
  • Natal de Luz - Dezembro
Assaré ainda conta com grupos de cultura popular que encantam a todos.
Os principais grupos culturais de Assaré:
  • Banda Cabaçal de Mestre Zé Lino
  • Grupo de Côco dos Biliscos
  • Reisado de Caretas
  • Artesanato em Couro
  • Academia da Poesia Popular
  • Arraiá do Patativa
  • Penitentes do Genezaré

Bairros[editar | editar código-fonte]

  • Centro
  • Bairro Ze Dodô ( Alto )
  • Bairro Zé Brandão ( Banguê )
  • Serra da Ema
  • Cerragem
  • Vila Feliz
  • Moêda
  • Pedra de Fogo
  • Caixa de Água
  • Vila Mota
  • Vila Nildália
  • Casas Populares
  • Vila Salvador
  • Coruja
  • Taboleiro
  • Belo Horizonte

Principais Ruas[editar | editar código-fonte]

  • Avenida São Francisco - Centro
  • Rua Euclides Onofre - Centro
  • Rua Dr. Gentil Braga - Centro
  • Rua Padre Emílio Cabral - Centro
  • Neném Arrais - Centro
  • Rua Padre Agamenon de Matos Coelho - Centro
  • Avenida Deputado Manoel Gonçalves - Vila Salvador
  • Avenida Perimetral - Pedra de Fogo
  • Rua Sagrada Família - Bairro Zé Dodô

Saúde e Educação[editar | editar código-fonte]

Saúde[editar | editar código-fonte]

A rede hospitalar do Município de Assaré ainda não é tão agradável, em caso de urgência e emergência a população tem de se deslocar até Crato, Juazeiro ou Barbalha. A rede hospitalar do município é formada pelo Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores, algumas poucas clínicas médicas particulares na sede do município, além de vários postos de saúde dispersados nos mais diversos pontos da Zona Rural do município. Além disso o município pode contar com 2 Academias de Saúde instaladas na Praça do Terminal Rodoviário Assaré do Patativa e na Praça do Centro Social Maria de Jesus Oliveira.

Educação[editar | editar código-fonte]

As principais Escolas de Assaré estão localizadas na sede do município e atendem a uma grande demanda de alunos anualmente, são elas:
  • Escola Moacir Mota;
  • Escola Batistina Braga;
  • Escola José Daniel;
  • Escola Maria Isabel;
  • Creche Padre Manoel Feitosa.
Além das escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio o Município ainda conta com a construção de uma Escola Técnica Profissionalizante.

Filhos de Assaré[editar | editar código-fonte]

Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), poeta popular, cantor], compositor e improvisador de renome internacional, cujas obras são estudadas porUniversidades Internacionais.
Cícero do Assaré, grande cantor assareense conhecido em todo o Cariri.
Raimundo do Monte Arraes.