(ABC DO FOLCLORE - FILGUEIRA SAMPAIO. PÁGINA 24)
"Há muita gente, de mediana cultura, que sente dificuldade em definir o folclore como arte e ciência. O Folclore na definição de mestres categorizados:
É o estudo da mentalidade popular.
É o patrimônio de tradições que possuem todos os povos. Esse patrimônio se transmite oralmente e é defendido e conservado pelos costumes. É o milenar no quotidiano, o remoto no presente, a antiguidade integrada nos dias atuais..."
Luis da Câmara Cascudo
"É o tratado da subculcultura seja material ou espiritual, elaborada coletiva e tradicionalmente."
Marisa Monte
"É tudo o que se conhece entre o povo por tradições e também a herança dos séculos passados."
Lemoine
"É o conjunto das crenças coletivas sem doutrina e das práticas sem teoria. Brota dos porões do inconsciente e aflora nanifestações artísticas."
Arthur Ramos
" Folclore é um ramo da antropologia cultural que estuda a expressão do sentir, do pensar, do agir e do reagir do homem na sociedade em que vive,"
Alceu Maynard Araújo
"É o relato das tradições não escritas do povo, tal como aparece na imaginação popular, nos costumes e crenças, nas magias e ritos."
Gustavo Barroso
Aristóteles, grande filósofo grego da antiguidade, que viveu há trezentos anos antes de Cristo, definia o que hoje se chama folclore como reliquias máximas rerum humanarum o que significa: antigas e grandes lembranças sempre novas da humanidade.
Aristóteles
Nenhum comentário:
Postar um comentário