INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

DEFININDO O FOLCLORE





(ABC DO FOLCLORE - FILGUEIRA  SAMPAIO. PÁGINA 24)

"Há muita gente, de mediana cultura, que sente dificuldade em definir o folclore como arte e ciência. O Folclore na definição de mestres categorizados:

É  o  estudo da  mentalidade popular.
É o patrimônio de tradições que possuem todos os povos. Esse patrimônio se transmite oralmente e é defendido e conservado pelos costumes. É o milenar no quotidiano, o remoto no presente, a antiguidade integrada nos dias atuais..."


                    Luis  da Câmara Cascudo

"É o tratado da subculcultura seja material ou espiritual, elaborada coletiva e tradicionalmente."
                 

                       Marisa Monte



"É tudo o que se conhece entre o povo por tradições e também a herança dos séculos passados."
                   


                                 Lemoine


"É o conjunto das crenças coletivas sem doutrina e das práticas sem teoria. Brota dos porões do inconsciente e aflora nanifestações artísticas."
                 
                  Arthur Ramos



" Folclore é um ramo da antropologia cultural que estuda a expressão do sentir, do pensar, do agir e do reagir do homem na sociedade em que vive,"

                              Alceu Maynard Araújo

                     



                     

               

"É o relato das tradições não escritas do povo, tal como aparece na imaginação popular, nos costumes e crenças, nas magias e ritos."


                 Gustavo Barroso

Aristóteles, grande filósofo grego da antiguidade,  que viveu há trezentos anos antes de Cristo, definia o que hoje se chama folclore como reliquias máximas rerum humanarum o que significa: antigas e grandes lembranças sempre novas da humanidade.

                      Aristóteles




Nenhum comentário:

Postar um comentário