INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

O BAIÃO NÃO TEM CRI\ADOR





DO LIVRO ABC DO FOLCLORE

O baião não tem dono. Seu criador perdeu-se na  noite dos tempos. Faz parte do folclore autêntico.  Medrou no seio da população nordestina, nos sertões bravios, na bagaceira, no corte de cana, nos brejos e nos pés de serras.  Como seu nome bem o indica,  origina-se de baiano.  Perdeu a terminação do ano, com o acréscimo de ião,  tão a gosto do falar nordestino.
É  a música que impera nos sertões,  na viola dos cantadores, no Maneiro- Pau, no Reisado e no zabumba de couro, ao lado de outros motivos, em menor proporção.

Dança é cadência rica de embalos e trejeitos

Os pifreiros, zabumbeiros, caretas de reisados sabem  os segredos de todos os seus passos. O Nordeste popular é impregnado do baião primitivo.

LUIS GONZAGA  tem o seu mérito incontestável Foi ele, com sua sanfona e composições originais , o verdadeiro divulgador do baião por este mundo afora.  Ele nunca se proclamou o criador da música de que se tornou o maior divulgador e estilizador. Foi quem a disseminou tornando -a  conhecida e apreciada no próprio Brasil e além de suas fronteiras.

                                                                Figueiredo Filho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário