Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore é um órgão vinculado a Secretária de Estado da Cultura (SEDAC), do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, voltado para o estudo e preservação da cultura do povo gaúcho. O Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore já teve vários endereços. Sua primeira sede ficava na Rua Sarmento Leite. Passando para Siqueira Campos, Carlos Chagas, Rede Ferroviária até que em 1996 se instalou no Centro Administrativo do Porto Alegre 1 .

Criação


[editar | editar código-fonte]

Foi instituído por decreto em 27 de dezembro de 1974, para atuar na área da pesquisa e divulgar a cultura Rio-Grandense. Dentre as suas finalidades destaca-se, a de promover estudos, pesquisas e a divulgação da cultura e os valores que lhe são inerentes, especialmente folcloretradiçãoartehistória e sociologia 2 .

Atuação[editar | editar código-fonte]

A abrangência da cultura popular no Rio Grande do Sul é muito significativa. O mosaico cultural é rico e vasto, oferecendo uma enorme diversidade nos enfoques:etnias, folguedos, festas, danças, músicas e, principalmente na área de pesquisa, onde já foram publicados varias obras, entre elas: “Historia do Tradicionalismo Gaúcho”, “Indumentária Gaúcha”, “Mostra de Folclore infanto-juvenil” e “ Assim cantam os gaúchos”.

Administração[editar | editar código-fonte]

O primeiro presidente do IGTF foi Hélio Moro Mariante, que teve como diretores Glaucus Saraiva e João Carlos Krahe.
Em 1979 assumiu Paulo Xavier, assessorado por Paixão Cortes e Edson Otto.
Elton Saldanha esteve frente à presidência do IGTF de 1987 até 1991Rodi Borgheti e Antonio Augusto Fagundes formaram o corpo diretor da época.
Euclides Fagundes Filho - Bagre Fagundes – comandou a Instituição de 1991 até 1995, tendo como diretores Delmar Augusto Zwetsch e José Roberto Diniz de Moraes.
No período 1995 até 1999 Antonio Augusto Fagundes foi presidente e teve como diretores Rodi Borgheti e José Roberto Diniz de Moraes.
O 6º presidente do IGTF, em 1999, foi Eraci Rocha, que foi assessorado pelos diretores João Ribeiro da Luz e João Alberto Menine.
Luiz Carlos Borges presidiu o Instituto de 2003 a 2006, seus diretores foram Ivo BenfatoVinicius Brum e Fabrício Coelho.
A partir de 2006 assumiram o presidente Manoelito Carlos Savaris e os diretores Ivo Ladislau e Leandro Rafael Haag.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima [1] Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - Institucional, site oficial
  2. Ir para cima [2] Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Grupo RBS

Ligações externas[editar | editar código-fonte]