INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aiuaba - Ceará - Brasil

Aiuaba é um município brasileiro do estado do Ceará, criado em 1956. Localiza-se na microrregião do Sertão de Inhamuns.

Etimologia
O topônimo Aiuaba vem do tupi-guarani e significa lugar da bebida ou bebedouro. Sua denominação original era Bebedouro e, desde 1943, Aiuaba

História de Aiuaba
Município localizados no teriitório dos índios Jucá] , tem como referência geográfica e marco do ínicial o Riacho dos Bois, exatamente no lugar antes conhecido por Campo Alegre.
Os índios Jucá que viviam às margens do rio Umbuzeiro, afluente do rio Jaguaribe, foram aldeados e catequizados e por iniciativa do padre José Bezerra do Vale, que vinha da cidade de Recife para prestar serviços de acompanhamento as comunidades, rezar missas, realizar casamentos, batizados e, posteriormente, catequizar.
No Século XVIII, via as semarias os fazendeiros de gado chegaram a região e intensificaram a criação de do rebanho bovino. O centro de referência desta semaria foi uma lagoa onde habitualmente os criadores de gado davam de beber aos seus rebanhos e desta forma surgiu o centro urbano.

Geografia

Clima

Tropical quente semiárido em todo o território com pluviometria média de 503,1 mm  com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

 

As principais fontes de água são os riachos Catingueira e Gameleira.

Relevo e solos

As principais elevações são as Serras das Melancias, do Umbuzeiro e Serra dos bois.

Vegetação

Caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

Subdivisão

O município tem dois distritos: Aiuaba (sede) e Barra.

Economia
Cultura
O principal evento cultural do município é festa da padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio (15 de agosto).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário