INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VAMOS RESGATAR

Vamos resgatar a faculdade de reter as idéias adquiridas anteriormente e nos ligar as novas perspectivas responsáveis pelo crescimento da nossa cidadania, respeitando os costumes tradicionais, buscando a socialização na sabedoria popular, conservando as raízes culturais dos nossos antepassados que desenvolveram a criatividade com aptidão natural por meio das manifestações folclóricas fazendo renascer desta juventude ativa a certeza de um novo amanhã.
                   RECORDAÇÕES DA AIUABA  DA MINHA INFÂNCIA
Recordo com saudades na Rua de Baixo, hoje Rua Santo Antonio, a chuva  caindo fortemente e os grotões marulhando deixando tudo esburacado.
As ruas  bem pequenas em redor da Igreja, o bimbalhar sonoroso do sino, as salvas festivas da alvorada em honra da padroeira naquela data magnífica 15 DE AGOSTO que permanece no coração de todos os aiuabenses cristãos.
                   É válido ressaltar o açude da Bela Vista, Pedra Branca, Timbaúba,  Murzela Toalha, Camarão, Riacho e Serra dos Bois, Volta, Andreza e demais arredores pitorescos que permanecem na minha memória.
                   As casas seculares das quais, a minha casa paterna, o comércio velho quadrado, feito de tijolos largos, local dos circos onde os artistas se apresentavam a noite a luz da lua e lampião de gás.
                   Quanta recordação dos contos e histórias  contadas  por meus pais, coisas de arrepiar...
                   O sol era ardente e causticante, nada melhor do que ir contemplar  a barragem de pedra e cal sangrando, muitos comentários favoráveis acerca do sonho e esforço  de uma grande benfeitora aiuabense  Srª Joana do O. Diante daquela felicidade  o banho para os que não eram bons nadadores era do outro lado  do açude  no local denominado”Juazeiro Caído”, foi ali que aprendi a nadar  brincando de  “galinha d’água.”
                   Nunca vi luar mais lindo do que o da minha Terra, sinto saudades  de minha mãe mostrando as estrelas dizendo o nome das constelações, como:  SETE ESTRELAS, CRUZEIRO DO SUL, TRÊS MARIAS etc. Depois mandava  a gente ir brincar de cantigas de rodas. Que pureza!
                   Tempos inesquecíveis como: As farinhadas na Serra, Vaquejadas , Novenas de Maio, Festas juninas com quadrilhas e balões,Espetáculo do Judas, Romper da Aleluia e Alvíçaras na Semana Santa, Lapinha de Belém, Missa do Galo, Noite de Natal e  inúmeras atividades culturais como: Bumba-meu- boi, Dramas e os desafios do Maneiro pau .

                   Guardo as recordações da Aiuaba Antiga e atualmente a tendência da Aiuaba Nova acompanhando o progresso, transformando a vida social e consistindo num aumento de significado e alcance da experiência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário