INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LITERATURA POPULAR

Compreende a exposição de fatos. A literatura de cordel é sempre vendidas pelos autores nas feiras . Este tipo de literatura é conhecido desde o tempo de Carlos Magno
Muito estudiosos e defensores do folclore brasileiro lutaram para que o “cordel” cordas para pendurar os versos permanecesse relatando  os acontecimentos.Ex. As façanhas de Lampião e os seus Cangaceiros, As Grandes Secas,  As Grandes Enchentes etc.
A literatura popular e a rima  andam juntas, “de mãos dadas”, gerando inspiração e entusiasmo poético.
A rima é de suma importância, quer seja emparelhada, alternada, misturada, oposta, pobre, rica, rara, preciosa, versos brancos, livres, soltos...
Antonio Feliciano de Castilhos escreveu: ‘Os bons versos soltos são  muito bons, os versos bem rimados são muito melhores”.
A boa rima é para o poeta digno deste nome, um verdadeiro deleite.
Para o poeta popular o melhor auxiliar é ter o ouvido bem educado.
                REFRÃO DE UMA MÚSICA POPULAR
“Olhe a rima
O negócio é rimar
Olhe a rima que dar
Olhe a rima
O negócio é rimar
Perigosa é a rima que dar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário