INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 13 de abril de 2013

O CANTO QUE TRANSFORMA! CASTELO FORTE- 2013



Colossenses 3.12-17
Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração

             O canto e a música sempre foram expressões de fé do povo de Deus. Através deles, manifestava sua alegria e sua esperança.
             O cãntico de Miriam (Êxodo 15. 19-21),os salmos cantados, o cântico de Maria (Lucas 1 46-54) e as admoestações do apóstolo Paulo incentivaram e continuam incentivando a pática da música e do canto. Isso mostra a relevãncia que eles têm no anúncio do evangelho  e na celebração da fé.
              Em diversas situações, o apóstolo Paulo para o exercicio da espiritualidade através do canto da música e que ele próprio praticou concretamente em seu ministério. Presos em Filipos,  ele e Silas, pela meia noite, cantaram hinos a Deus, ouvidos pelos outros presos. Entende-se que,em consequência, o chão tremeu tanto que abalou os alicerces da cadeia, as portas se abriram e as correntes que prendiam os presos arrebentaram.. (Atos 16. 25- 26). Uma imagem forte que mostra que hinos de louvor podem abalar as estuturas da prisão. Não é por acaso que escravos cantavam e movimentos pacifistas e sociais valem-se do canto para manifestar suas reindificações e  seus direitos. Ele dá força, coragem e esperança.
              Pelo cantar a fé é vivificada. Estou convicto de que a prática do canto e da música transforma pessoas e comunidades. O canto une os irmãos na fé, harmoniza, fortalece a comunhão, cria comunidade. Ele é um veículo importante para articular o Evangelho. Manifestemos a nossa espiritualidade através do canto e da música,  em casa e na comunidade.

               
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Querido Deus, dá que os sons do canto façam vibrar o nosso coração e a nossa mente, aumentem a nossa fé e seja um testemunho vivo da nossa esperança.Que o canto comunitário, entoado na igreja, fortaleça a comunhão entre irmãos e irmãs na fé e sirva para o teu louvor. Por Jesus Cristo. Amém.
                                                                                                                                                   vW
















Nenhum comentário:

Postar um comentário