INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BANHO DE BACIA, CORDEL, MUNDO JOVEM

Banho de bacia

Cordel


Quando menino, mãe dizia:
- Bota água na bacia
Pra tomar banho de cuia.
A água era tão fria
Que só no bater ardia.
Eu gritava, ela corria;
Para o que se assucedia
Nada não!? - Mãe sorria
- É só medo de água fria!
E a água sobre mim caía.
Na minha geografia
A invernada conhecia.
Era doce a alegria,
A primeira chuva acontecia,
Descendo, um chuá fazia
E nem o sabão havia
Tão pouco se possuía
Vergonha das minhas tias,
Mas o que mais queria
Era aposentar aquela bacia.
Dava gosto quando vovó dizia
Que tinha furado a bacia
E o banho anoitecia
Para acordar um outro dia
Com o grude que se via
Só pra não cair na bacia
E tomar banho de água fria,
Pois o frio que fazia
Até na alma doía
E o fôlego de mim, fugia.
Inda hoje minhas gurias
Não conhecem banho de cuia
Digo para minhas "fia"
No tempo, chuveiro não existia;
A gente tomava banho de bacia
Com uma cabaça que havia.
Era aquela agonia...
Que bom quando chovia
E a garotada para a bica corria:
Um banho a menos de água fria.
Rau FerreiraEsperança, PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário