Cariús

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Município de Cariús
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecidaBrasão desconhecido
Hino
Fundação1951
Gentílicocariuense
Prefeito(a)João Gilvan de Oliveira (PPL)
(2013–2016)
Localização
Localização de Cariús
Localização de Cariús no Ceará
Cariús está localizado em: Brasil
Cariús
Localização de Cariús no Brasil
06° 32' 13" S 39° 29' 49" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoCentro-Sul Cearense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoVárzea Alegre IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesNorteJucás e IguatuLesteCedro eVárzea AlegreSulVárzea Alegre eFarias BritoOesteTarrafas
Distância até a capital411 km
Características geográficas
Área1 061,825 km² [2]
População18 567 hab. IBGE/2010[3]
Densidade17,49 hab./km²
Altitude240 m
ClimaTropical Semi-árido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,63 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 52 236,631 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 2 710,77 IBGE/2008[5]
Página oficial
Cariús é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na Região Centro-Sul do Estado, sua população estimada em 2004 era de 18.892 habitantes.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo Cariús pode vir da linguagem Tupi ou Tapuiacari(um tipo de peixe) e ú(água, rio), significandorio do Caricaa(mato), ry(saída) e u(água). Segundo Tomás Pompeu Sobrinho o topônimio faz uma alusão ao rio Cariús, já segundo Paulino Nogueira, alusão é às cabeceiras do rio Cariús, localizadas em uma serra com uma densa vegetação.[6] Sua denominação original era Poço do Paus e desde 1951, Cariús.[7]

História[editar | editar código-fonte]

As terras entre as serras dos Bastiões, das Palmeiras, do Quicuncá e de Santa Maria eram habitadas por diversas etnias indígenas tais como os: Juca, Quixará, Quixelô,[8] [9] e com a expansão das missões indígenas, da pecuária e busca do ouro no sul no Ceará, surge o povoado de Poço de Paus. A consolidação deste se deu a partir dos anos 1920, pelos projetos do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa: a construção da estação ferroviária de Poço dos Paus, parte do projeto da expansão da Estrada de Ferro de Baturité[10] em direção ao Crato e a construção de armazéns e acampamento para trabalhadores da construção da barragemdo projeto da construção da barragem do açude sobre o rio Cariús pelo DNOCS. Neste contexto, o antigo Distrito de São Mateus, desenvolve-se até a emancipação como município. A história do nosso município começa em 1920, quando o Paraibano Epitácio na presidência da República, inclui no seu plano de salvação do Nordeste a construção de gigantescas barragens no território cearense. Uma delas, POÇO DOS PAUS, seria construída para barrar as águas do Rio Cariús, com capacidade de um bilhão de metros cúbicos de água. Foi o ponto inicial do povoado e futura cidade. Pouco tempo depois foi erguida uma igrejinha, caracterizando a existência de uma típica vila do interior cearense. Em 1924, outro governo sucedeu-se ao de Epitácio Pessoa e as obras foram suspensas. Foi tamanho o seu progresso, que em 31 de março de 1938, pelo decreto de lei nº 169, o povoado foi elevado à categoria de vila, pertencendo ao município de Jucás, antigo São Mateus. O primeiro capelão foi o Padre Emídio Cabral que passou 3 anos na sua função. Na ausência do mesmo, ficou atendendo o vigário de Jucás Padre Pio Pinho de Oliveira . Em 1938., veio um novo capelão Padre José Sobreira que passou 3 anos. O Padre Sobreira construiu a capela –mor, uma obra de arte do professor Italiano Augustinho Odísio. O município de Cariús, bem como os distritos de São Sebastião, São Bartolomeu, Bela Vista e Caipú, foram criados através da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. No dia 03 de outubro de 1954, teve sua primeira eleição.
A instalação oficial e solene aconteceu no dia 25 de março de 1955, com a posse do prefeito eleito, Sr. Silvestre Almeida Duarte.
Cariús é palavra indígena tupi e significa segundo Tomás Pompeu Sobrinho "rio do cari", de cari peixe de água doce.
Cariús é o nome do rio afluente do Jaguaribe, que banha a cidade e desemboca à margem direita à 02 Km, abaixo da sede.
O nome primitivo Poço dos Paus, vem dos poços que são formados em vários morros de vegetação cerrada, Cariús é Palavra tupi.
O município de Cariús ocupa uma área de 1.075 km² e de acordo com o censo de 2010, toda população, incluindo zona rural e urbana, é de 18.567 habitantes. Está localizado na Região Centro Sul do Estado, a 420 km da capital, à 36 km de Iguatu e a 04 km da cidade de Jucás. Limitando-se com os seguintes municípios: ao norte Jucás e Iguatu; ao sul Farias Brito e Várzea Alegre; ao leste Cedro e Várzea Alegre e ao Oeste Tarrafas e Saboeiro.
Hoje nosso anseio maior é a melhoria do índice de condição de vida, atualmente abaixo da média. A meta principal é crescer, incluindo neste crescimento os cidadãos que se encontram historicamente ausentes do processo.
Procuramos desenvolver um trabalho para a melhoria dos mesmos. Sabemos que inclusão é um fator determinante para melhoria desta condição e que iniciativas tanto do poder público quanto do poder privado serão relevantes para melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
A economia do Município baseia-se na agricultura e pecuária, sendo formada por produtores rurais caracterizados como familiar. A população rural sobrevive da agricultura familiar e da criação de pequenos rebanhos de ovinos, caprinos e suínos. A apicultura revela-se como uma cultura alternativa pois apresentam-se vários pequenos produtores espalhados por todo o Município.

Economia[editar | editar código-fonte]

A base da economia local é a agricultura: arroz, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda existem 2 indústrias: uma de Produtos alimentares e outra de produtos minerais não metálicos. Em suas terras foram registradas ocorrência de Magnesita, Calcário(Calcita), sob forma Cristalina, Ametista (uma variedade do Quartzo).

Cultura[editar | editar código-fonte]

Os principais eventos culturais são:Semana do município (março), Festival de Quadrilhas (junho), a festa da padroeira: Nossa Senhora Auxiliadora(08.setembro) e Projeto Sonho de Natal (dezembro).