INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

LITERATURA DE CORDEL




                     A Literatura de cordel já foi conhecida como Literatura de Cego. São pequenos folhetos, costume de origem dos paises ibéricos. No Nordeste do Brasil este tipo de literatura tomou caracteristica própria. Versos rimados dentro do estilo tradicional de cantadores e repentistas. Nem sempre o poeta popular é repentista e vice- verso.
                      O Cordel é bem nordestino  e poderoso meio de comunicação, apesar da  má qualidade de  impressão é bem procurado nas feiras do Nordeste.  Assuntos referentes a cangaço, desafios, acontecimentos atuais etc.
                       Pesquisas literárias mostram que o cordel tem influência na Literatura erudita, nas obras de José Américo de Almeida,  Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Guimarães Rosa, José Lins do Rego, entre outros.
Cordel vem de cordão  estendidos tal qual um varal de roupas, a ilustração das capas  vem de artesanato chamado xilogravura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário