Farias Brito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Disambig grey.svg Nota: Para o filósofo, veja Raimundo de Farias Brito.
Disambig grey.svg Nota: Para a escola, veja Organização Educacional Farias Brito.
Município de Farias Brito
"A Capital da Cal"
Praça Ricardo Nergino

Praça Ricardo Nergino
Bandeira de Farias Brito
Brasão de Farias Brito
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário20 de dezembro
Fundação13 de outubro de 1890 (125 anos)
Emancipação30 de dezembro de 1936 (79 anos)
Gentílicofariasbritense
LemaAinda Melhor
Prefeito(a)José Vandevelder Freitas Francelino (PC do B)
(2013–2016)
Localização
Localização de Farias Brito
Localização de Farias Brito no Ceará
Farias Brito está localizado em: Brasil
Farias Brito
Localização de Farias Brito no Brasil
06° 55' 38" S 39° 34' 22" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoSul Cearense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoCaririaçu IBGE/2008 [1]
Região metropolitanaCariri
Municípios limítrofesCratoCaririaçuVárzea Alegre,CariúsTarrafasAssaréAltaneira,Nova Olinda
Distância até a capital475 km
Características geográficas
Área503,622 km² [2]
População18 861 hab. IBGE/2015[3]
Densidade37,45 hab./km²
Altitude320 m
ClimaTropical semiárido brando
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,633 médio PNUD/2010 [4]
PIBR$ 83 741 mil IBGE/2011[5]
PIB per capitaR$ 4 423,24 IBGE/2011[5]
Página oficial
Farias Brito é um município da microrregião de Caririaçu, no estado do Ceará, no Brasil. Sua população estimada em 2015 era de 18 861 habitantes. Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri.

História[editar | editar código-fonte]

A área geográfica onde se localiza o atual município de Farias Brito foi, antigamente, campo de atividade da tribo indígena dos Cariús, que habitava grande parte da zona sul do Ceará e sertão pernambucano.
O povoamento de origem europeia da terra teve início no primeiro quartel do século XVIII e se originou da concessão de datas de sesmarias a alguns pioneiros.
Registro da crônica histórica dá conta que um dos vultos marcantes da formação da comuna foi o coronelFrancisco Gomes de Oliveira Braga, chefe político muito influente, que conseguiu que fosse, o povoado, elevado à categoria de vila em 1890.
distrito foi criado por ato de 22 de julho de 1873 e pela lei provincial n° 2 042 de novembro de 1883, com a denominação de Quixará. Foi elevado à categoria de vila pelo decreto estadual nº 82, de 13 de outubro de 1890, desmembrado de Assaré.
Por lei estadual nº 1 794, de 1920, é extinto a vila de Quixará, sendo seu território anexado ao município deSantana do Cariri. Em 26 de julho de 1926, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Santana do Cariri, para ser anexado ao município de Crato.
Pelo decreto estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Crato, sendo incorporado ao município de São Mateus. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Quixará, volta a pertencer ao município de Crato.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Quixará, pela lei nº 268, de 30 de dezembro de 1936, desmembrado de Crato. Pela lei estadual nº 2 194, de 15 de dezembro de 1953, o município de Quixará passou a denominar-se Farias Brito. O nome Farias Brito é em homenagem ao filósofoRaimundo de Farias Brito.

Economia[editar | editar código-fonte]

As principais fontes de renda dos munícipes são a produção agrícola, o funcionalismo público e a produção decal.

Eventos[editar | editar código-fonte]


Vaquejada de Farias Brito
No mês de fevereiro, ocorre o carnaval. O principal bloco carnavalescoé o Bloco da Virgens. Também existem outros blocos, como o Bloco dos Fuleiros e o Amor Amil.
No mês de maio, temos o Festival de Violeiros, que atrai vários cantores, trovadores e repentistas da região.
No mês de junho, temos o Festival de Quadrilhas, em que cada escola do município mostra suas quadrilhas.
Em agosto, temos a Vaquejada do Sítio Patarábia.
Em setembro, temos a Vaquejada do Parque Silva Antero, que é a maior festa deste município. A festa conta com vários cantores e bandas, além de mostras agropecuárias.
No dia 8 de dezembro, acontece a festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição.
No dia 20 de dezembro, temos a festa de Emancipação Política.

Distritos[editar | editar código-fonte]

O município é dividido em quatro distritos: Farias Brito (sede), Cariutaba, Nova Betânia e Quincuncá.

Estátua do Padre Cícero[editar | editar código-fonte]


Vista de cima do Pontal do Padre Cícero
Ao alto da Serra do Quincuncá, está localizada uma estátua do Padre Cícero, de onde se tem uma vasta visão do vale e da própria cidade.
A escolha do local para erguer a estátua tem uma suposta origem mística, relacionada com a lenda da Pedra da Batateira, uma maldição que teria sido deixada pelos índios cariris. Segundo ela, um dia a Pedra da Batateira será deslocada e o Cariri será inundado pelas águas que jorram da fonte.
O professor Eldinho Pereira conta que, entre 1901 e 1904, Padre Cícero foi à Serra do Quincuncá, atendendo a um convite de moradores do povoado de Araticum. O motivo dessa visita sacerdotal era escolher e benzer o terreno do futuro cemitério local.
Voltando ao Araticum, Padre Cícero teria parado no alto da ladeira para descansar um pouco e, refletindo sobre a geografia da região, concluiu algo importante. Uma vez afundada a Pedra da Batateira e inundadas todas as áreas baixas, a Colina do Horto, mais tarde transformada em santuário religioso de Juazeiro do Norte, seria um bom porto. Já a Serra do Quincuncá, no município de Farias Brito, seria outro.[6]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Como equipamentos culturais na cidade, temos:
  • Centro Cultural Maria Marieta Pereira Gomes, onde funciona a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude , o Memorial Maria Leite de Almeida e a Banda de Música Municipal Padre David Moreira,
  • No Centro da cidade, fica localizada a Associação Cultural Curumins do Sertão, onde funcionam, também, a Casa de Arte e Cultura Rosemberg Cariry, o Ponto de Cultura Meninada no Palco e a Companhia de Teatro Curumins do Sertão.