TURISMO
Fortaleza completa 289 anos no dia 13 de abril
Comemoração
Praias, gastronomia e cultura são características marcantes de um dos principais destinos turísticos do Brasil
por Portal BrasilPublicado: 04/04/2015 13h48Última modificação: 04/04/2015 14h43
São quase três séculos de história e um ritmo que contagia o País. A capital Fortaleza (CE) completa 289 anos no próximo 13 de abril com uma homenagem especial do Ministério do Turismo (Mtur).
Para celebrar as belezas de Fortaleza - e a paixão pela cidade - os Aviões do Forró, uma das bandas cearenses de maior expressão musical, se declara à capital do sol. “Foi em Fortaleza que demos início a nossa carreira”, diz Solange Almeida, vocalista da banda, que ganhou o título de cidadã da cidade. Em entrevista à Agência de Notícias do Turismo, Solange disse que as praias são maravilhosas, “o povo é acolhedor e a cidade respira o ritmo do forró.”
Fortaleza é a quarta cidade mais visitada pelos brasileiros em viagem pelo País. É também um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo.
Italianos, argentinos, portugueses e norte-americanos estão entre os visitantes internacionais mais vistos pela cidade. A maioria deles (79,5%) pretende voltar ao Brasil. “Fortaleza é um destino admirável, com opções que vão do ecoturismo à riqueza cultural, variedades que agradam a diferentes perfis de viajantes”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. O órgão já investiu mais de R$ 24 milhões em obras na cidade.
Suas praias estão entre os principais atrativos, já que são 34 km de litoral. A Praia do Futuro é uma das preferidas dos banhistas, com calçadão e grande oferta de gastronomia regional.
A Praia do Meireles, com quadras esportivas, é indicada para quem procura diversão e a prática de exercícios físicos; já a tradicional Praia de Iracema, uma das mais disputadas por visitantes e moradores, atrai o público com sua feira de roupas, artesanatos, calçados e bolsas.
Fortaleza tem uma série de atrativos culturais, como o Theatro José de Alencar, de estrutura metálica, modelado por vitrais coloridos e com pinturas no teto; o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com salas de cinema, teatro, um museu de arte contemporânea e um planetário; e o Mercado Central, com uma feira de artesanato e eventos culturais.
A cidade também agrada quem procura por boa gastronomia. Além da culinária local, que inclui baião de dois, carne de sol, moquecas, peixadas e caranguejadas, é possível encontrar restaurantes de comida italiana, francesa, entre outras.
Isso se deve, em parte, pela formação da cidade, com grande presença de imigrantes, especialmente de portugueses, espanhóis, italianos, ingleses, franceses e sírio-libanesas.
Fortaleza
Fortaleza tem mais de 2 milhões e 400 mil habitantes. É a quinta capital do país em termos de população.
Os números revelam o tamanho da responsabilidade que representa gerir uma cidade como Fortaleza e demonstra o grande interesse de brasileiros e estrangeiros que escolhem o lugar para viver.
O povo é composto por cearenses de todo o estado e gente de todo lugar, que vêm compor um conjunto de pessoas acolhedoras, trabalhadoras e bem humoradas.
História
A história de Fortaleza é, provavelmente, mais antiga que a do próprio Descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500.
Historiadores de Brasil, Espanha e Portugal ainda realizam calorosos debates sobre quem teria chegado primeiro ao litoral brasileiro, o navegador português Pedro Álvares Cabral, na Bahia, ou o espanhol Vicente Yañez Pinzón, que teria estado aqui, em 26 de janeiro ou 2 de fevereiro de 1500, na Ponta do Mucuripe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário