INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

CULTURA POPULAR





cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos.
Ela reúne elementos e tradições culturais os quais estão associados à linguagem popular e oral.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos. Esses são transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Vale observar que o termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais.
Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo. Destacam-se a literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

Cultura Popular Brasileira

Cultura Popular
Festival Folclórico em Parintins, Amazonas, Brasil
A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país. Eles estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: o português, o africano e o índio.
Na literatura popular brasileira, destacam-se:
Na música popular brasileira merecem destaque:
Nas danças populares brasileiras podemos destacar:
Dentre as festas populares brasileiras mais conhecidas no país temos:
Leia também:

Cultura Popular e Cultura Erudita

O termo “popular” faz oposição ao termo “erudito”. Na cultura popular as tradições são realizadas pelo povo, os quais participam de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formada de maneira espontânea.
Enquanto a cultura erudita, considerada “superior”, é aquela eleita como a mais “culta”. Ou seja, ela é produzida e apreciada por indivíduos que possuem maior poder aquisitivo (elite) e por isso, é mais restrita.
A cultura erudita, diferente da cultura popular (a qual se forma pela convivência das pessoas) é elitizada e demanda estudos.
Ela é associada aos museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita, clássica, por exemplo, as óperas.
Quanto a isso, devemos lembrar que nenhuma cultura é superior à outra. Cada uma carrega suas heranças culturais e sociais que se desenvolvem segundo diversos fatores que envolvem a diversidade cultural.

Cultura Popular e Cultura de Massa

cultura de massa, também chamada de “cultura pop” corresponde aquela realizada pela indústria cultural e veiculada nos meios de comunicação de massa.
Ambas estão associadas com a sociedade contemporânea industrializada, ou seja, com a produção industrial capitalista.
Nesse sentido, a arte e a cultura são produzidas de modo “artificial” para atrair as massas, e com o intuito principal de gerar lucro.
Assim, os produtos culturais e artísticos são mercantilizados, diferente da cultura popular que surge da interação do povo, a qual não é imposta pela indústria cultural.
Saiba mais: O que é Cultura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário