INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sábado, 22 de setembro de 2012

TERCEIRA IDADE- O PENSADOR



Terceira Idade, Ser Idoso ou ser apenas um Velho ?


A vida pode ser uma História de longos anos, mas não deve ser a História de vidas que se foram com os anos passados, a História continuará na esperança de vida e de um amanhã muito melhor.


Esta deve ser a história da sua Vida.


VELHA - MOÇA

Esta imagem esta publicada em uma pagina da USP,

http://www.ccs.usp.br/espacoaberto/fevereiro99/velha_moca.jpg 

A imagem acima é acompanhada de uma pergunta, “O que você está vendo nesta Imagem ?”, se você não for induzido a nenhuma resposta, poderemos ter tres respostas diferentes, que dependem da percepção psicológica de cada pessoa em particular e não da imagem que será o que é em qualquer das cituações de resposta.

Porém você me perguntaria, Porque eu estaria lhe apresentando uma situação dúbia ou duvidosa de tríplice sentido, é simplesmente para apresentar melhor o texto que também se encontra em outra pagina da “USP” em homenagem à Terceira Idade. A imagem acima gera controvérsia quando se diz que é a imagem de uma Jovem e bela Moça de costas olhando altivamente o horizonte à sua frente, porém, seria correta a afirmativa, que se trata da imagem de uma Velha triste olhando para baixo com um leve ar de pessimismo.

Como poderíamos dizer duas coisas diferentes e opostas se referindo à uma mesma imagem e ao mesmo tempo afirmarmos que todas as duas seriam verdadeiras.

Este é o objetivo para analisarmos uma situação que acontece em nosso dia a dia, quando vemos uma pessoa Idosa e a identificamos como um(a) simples “Velho(a)”. Texto muito bom que nos mostra um modo cristão de acolher os nossos Idosos e uma maneira de um idoso ver a si mesmo num espelho interior e não encontrar apenas um velho refletindo neste espelho.


 

Foto de Sebastião Salgado, http://www.techway.com.br
http://pedalero.blogspot.com/2004_04_25_archive.html

USP – ( Jocardo )


IDOSA é a pessoa que tem muita Idade;

Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.

A idade causa degeneração das células;

A velhice causa degeneração do espírito.

Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso.

O mesmo ocorre com as coisas: há coisas que são idosas (antigas) e há coisas que são velhas. Um vaso da dinastia Ming (1368-1644) pode ser uma antigüidade, uma relíquia que não tem preço; um outro de apenas 50 anos ou menos, pode ser um vaso velho a ser relegado a um depósito.

Você é idoso quando pergunta se vale a pena;

Você é velho, quando sem pensar responde que não.

Você é idoso quando sonha;

Você é velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende;

Você é velho quando já nem ensina.


 

Você é idoso quando pratica esportes ou de alguma forma se exercita;

Você é velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente AMOR;

Você é velho quando só sente ciúmes e possessividade.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;

Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada;

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs;

Você é velho quando seu calendário só tem ontens.

Idosa é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência; ela é uma porta entre o passado e o futuro e é no presente que os dois se encontram.

O velho é aquele que tem carregado o peso dos anos; que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite o pessimismo e a desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, pois lá existe um fosso que o separa do presente, pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa,

O velho se acaba a cada noite que termina,

Pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e a esperança se ilumina, o velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.

O idoso tem planos, o velho tem saudades.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos;

O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenhe de esperança. Para ele o tempo passa rápido e a velhice nunca chega.

O velho cochila no vazio de sua vidinha e suas horas se arrastam, destituídas de sentido.

As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias, porque foram vincadas pela amargura.

Em suma, o idoso e o velho são duas pessoas que até podem ter, no cartório, a mesma idade cronológica, mas o que têm são idade diferentes no coração.


Jorge José de Jesus Ricardo (Jocardo)


 

Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário