INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TRADIÇÃO - DIÁRIO DE CANOAS- THEDY CORRÊA


A lembrança mais antiga que tenho relacionada a palavra "Tradição" é um tanto nebulosa e vaga.
Eu era muito  pequeno, e tenho gravada na memória uma imagem de um piá, na frente do espelho, se admirando com uma vestimenta pra lá de diferente- pelo menos naquela cabecinha de criança. Demorou pouco até eu descobrir que se tratava da indumentária de um gaúcho.
Conseguir roupas de gaúcho- com todos os acessórios, incluindo a faca- para alguém tão diminuto não foi tarefa fácil!!!
O autor da façanha foi meu avô Camilo
Ele foi um tropeiro  por profissão e também tocava gaita para distrair a peonada quando a tropa parava para pernoitar ou descansar. Percorreu de forma obstinada aquela Porto Alegre  do inicio dos anos 60 atrás de todas as peças de roupa que tornariam seu  primeiro e único neto homem um verdadeiro gaúcho!  Foi um enorme sacrificio para alguém já velho e de corpo bastante cansado, mas ele conseguiu.
Quando reencontro aquela imagem do "eu piá" em algum canto da memória penso nas duas coisas que ele me deixou como herança: o amor pela música e pelas tradições do  Rio Grande. A faquinha para churrasco também guardo até hoje.
Por isso, para mim,  "tradição" tem a ver com carinho, amor e esse legado de meu Vô Camilo. Coisas para se guardar na alma e no coração.


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário