INICIO

Este Blog é para expor publicações periódicas que contribuam para desenvolver atividades artísticas culturais e recreativas dentro de uma postura construtiva através da Pedagogia da Animação, ampliando diversos conceitos da qualidade total nas áreas de Recreação, Folclore, Literatura e Música. Produzindo conhecimentos interdisciplinares no aprimoramento da cidadania.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ABERTURA OFICIAL DA SEMANA DA PÁTRIA EM CANOAS -RS CORREIO ELETRÔNICO

01/09/2013 15:17


Aberta oficialmente a Semana da Pátria


Tony Capellão


mais fotos
A chegada do fogo simbólico e o acendimento da pira deram início às comemorações da Semana da Pátria em Canoas, na manhã deste domingo, 1º. Na solenidade, realizada no Paço Municipal, o prefeito Jairo Jorge recebeu a o fogo simbólico do representante da Liga de Defesa Nacional, Jorge Vargas Martins, e passou para as mãos da judoca canoense, Camila Martins Barreto, que acendeu a centelha. O ato foi acompanhado canto do Hino Nacional e de Canoas, executado pela banda da Base Aérea do município.
Durante a cerimônia, o prefeito falou que apesar da globalização, dos avanços tecnológicos e do maior acesso á informação, a pátria é que unifica e dá a verdadeira identidade aos brasileiros. "A pátria é mais importante do que foi no passado: ela é a nossa âncora, nos dá proteção, neste mundo complexo e de turbulência em que vivemos", declarou. O prefeito ainda afirmou que a verdadeira independência do país estava na capacidade de produzir conhecimento, e de investir na educação e na cultura.
Neste ano, a homenagem municipal é para João Palma da Silva, lembrado pelo prefeito como homem que amava a cultura gaúcha e honrava a Força Área Brasileira. João Palma completaria 100 anos .
Estiveram presentes o comandante do 5 º. COMAR, Major Brigadeiro do AR Roberto Carvalho, o comandante da Base Área de Canoas, coronel Aviador Airton Miguel Yasbeck Junior, o vereador Celso Jancke, o coordenador de Integração Institucional, Luís Possebon, o comandante do 15 º. BPM, tenente coronel Mario Ikeda, representando a família de João Palma da Silva, Eva da Silva Polleto. A solenidade também registrou as presenças de autoridades municipais, militares da Base Aérea de Canoas, estudantes e população.
Homenageados
Nacional- José Plácido de Castro. Militar líder da revolução Acreana e posterior Presidente do Estado Independente do Acre
Estadual- União dos Escoteiros do Brasil secção Rio Grande do Sul, pela passagem de cem anos da sua chegada ao Estado.
Municipal- João Palma da Silva. Natural de Santa Maria veio para Canoas em 1937 como Oficial da Força Área Brasileira. Faleceu no ano de 1978, aos 65 anos de idade. Poeta, escritor, jornalista e historiador, escreveu o livro "As Origens de Canoas".
Biografia: João Palma
João Palma da Silva foi o primeiro pesquisador e que registrou em livro a história de Canoas. Em 1966 criou o escudo que ilustra a bandeira do município e todos os documentos oficiais. Integrante da Academia Riograndense de Letras. Recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o prêmio Laurel Gerdau de História.
Na cidade de Canoas dá nome a Biblioteca Municipal e a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Em sessão solene no Memorial do Rio Grande do Sul, em 2010, tornou-se Patrono da Cadeira de número 2 da Academia Brasileira de Letras do Brasil - Seccional RS/Canoas, através da indicação da escritora Nélsines, patrona da 26ª Feira do Livro da cidade.
Judoca canoense
A judoca Camila Martins Barreto faz parte da Associação Canoense de Judô, entidade filiada a Federação Gaúcha. Já conquistou os seguintes títulos: campeã Pan Americana em 2007(Colômbia), conquistando vaga na seleção Brasileira de Judô, Bicampeã Brasileira de Judô em 2008, e integrando a Seleção Brasileira sagrou-se novamente campeã (México). Em 2009 tirou o primeiro lugar na seletiva para o Pan Americano. O campeonato foi realizado em El Salvador e a judoca conquistou a medalha de ouro.
Nos dias 26 e 27 de outubro Camila estará disputando o Campeonato Mundial sub 21 de Judô, na Eslovênia.

Crédito da notícia: Priscilla Freitas

Compartilhar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário